domingo, 28 de março de 2010

Chapeuzinho Vermelho...


Ilustração de Gustave Doré (1832-1883) para o livro “Contos de Perrault”...edições Stahl-Hetzel...1862

Obrigada pelos comentários...adorei...
Só pra continuar...a história...

A versão original da Chapeuzinho Vermelho...é de Charles Perrault...e nela o lobo é quase sempre uma metáfora para o homem sexualmente predador...A maioria das versões posteriores procura omitir a conotação sexual do convite do lobo disfarçado de avó: “Venha deitar-se ao meu lado”...
Mas como nos mostra Doré em sua ilustração... Charles Perrault conta a história de modo realista...confirmando seu conselho de que não se deve falar com estranhos...
Na história original não aparece caçador algum...e o lobo acaba por devorar a menina.
A moral da história é que devemos ver bem em quem e como confiamos...e isso é o que determinará as conseqüências que sofreremos...

Então pensando bem...tanto faz...homem...lobo...príncipe...sapo...
E pros dias dias de hoje também é preciso tomar cuidado...com...
princesas e lobas...

Beijosssssssssssssssss

e ótima semana pra todos

4 comentários:

  1. Para quem gosta dos Contos Tradicionais e o seu significado, recomendo "Psicanálise dos contos de fadas", de Bruno Bettelheim". Vão adorar.

    Óptimo tema Leca. Uma Boa semana .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Leca, a história do chapeuzinho faz parte dos contos da Floresta, onde tudo acontecia.

    ResponderExcluir
  3. A Leca, quero mais postagens suas. Pode sentar e começar a escrever.

    ResponderExcluir
  4. Cduxa...vou anotar essa dica de livro...é sempre bom...ainda mais pra mim que estudo Psicologia...

    Maia...é a floresta é um lugar mágico mesmo...

    Terráqueo...estou começando a me animar a escrever sobre mim e não só dos que me inspiram...jájá coloco coisa nova...

    Beijos
    Ótima semana pra vocês...
    Leca

    ResponderExcluir