sexta-feira, 19 de março de 2010

Você pode me dizer onde fica o paraíso?

Muitos já descreveram o paraíso, com imagens e palavras. Um lugar distante, onde a natureza é exuberante e as águas são tépidas. Ideal para esquecer as atribulações e entrar em contato com o que é há de mais puro. Esta pode ser a definição de paraíso. Para nos seduzir, as agências de viagem repetem, sem nenhuma originalidade: venha desfrutar dessas maravilhas, o paraíso é aqui! Qual será, afinal de contas, a exata localização do paraíso?

Para Sartre, famoso filósofo francês, o inferno são os outros. Talvez o inferno aconteça quando ficamos longe de nós mesmo, preocupados com o que acontece fora de nós. Já observaram que para alguns tanto faz o lugar em que estão? Levam na bagagem todas as neuroses das quais queriam se afastar.. Para elas, o inferno se transforma em paraíso e sempre acham que nada funciona como gostariam. Fazem comparações, julgamentos: este chuveiro não esquenta, a televisão não pega todos os canais, o café não presta! Simplesmente não se desligam e não se entregam. Agem com impaciência e intolerância e perdem o melhor da festa.

Tenho dois rituais para viagens. Levo algum objeto pessoal para enfeitar o quarto onde vou dormir, para me lembrar quem eu sou. E sempre que o avião aterrissa, internamente, agradeço aos deuses porque estou viva. Isso me ajuda a ter paciência para esperar que as portas do avião sejam abertas. Não me apresso, porque estou sã e salva, inteirinha da silva! De vez em quando me dá até vontade de abraçar a pessoa que viajou a meu lado.

Talvez viver num paraíso seja fazer uma escolha, de entrar em contato com esse local ameno, existente dentro de nós. Qualquer lugar pode se transformar em inferno, se quisermos. Caminhar na areia ou na grama, sem pressa, ficar um tempo de olho no mar, pedir um picolé para fazer as pazes com a criança que fomos pode ser uma forma de exercitar uma nova competência: fazer com que o paraíso não esteja lá fora, mas dentro de si. Não é preciso pagar excesso de bagagem e você pode se sentir muito melhor. Em todos os destinos!






[originalmente publicado aqui ]

3 comentários:

  1. Segundo Mario Vargas Llosa, o Paraíso é na outra esquina...

    ResponderExcluir
  2. O paraíso é onde nos sentirmos bem, talvez não seja um espaço fisico mas um espaço mental, talvez...

    ResponderExcluir