quarta-feira, 24 de março de 2010

Eu não sei


Eu não sei como perdoar aquele que não pede desculpas e que não sente remorso e nem mesmo vergonha.
Eu não sei como perdoar aquele que pede desculpas, que sente remorso e que sente vergonha.
Eu não sei perdoar. Você sabe?

15 comentários:

  1. Não é que eu perdoe. Mas eu fico com pena de ver como o outro é limitado.

    ResponderExcluir
  2. não consigo perecber, qual é a dificuldade em perdoar, basta olhar o outro como ele é e tentar colocar-se na posição dele com as convicções e limitações dele.

    ResponderExcluir
  3. Lou, não leva a mal, mas esse comentário saiu bem esquizofrenico, então, suponhamos que o cara joga a sua filha do sexto andar e você apenas entende que ele é limitado e confuso em suas convicções? Perdão não é para amenidades, é para o que dói de verdade, no fundo do fundo daquilo que somos.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém sabe perdoar, porque o perdão não é um sentimento, é uma decisão. Quando somos a parte lesada, temos as nossas "razões", os motivos e as ofensas que o "outro" nos infligiu. Quando decidimos perdoar, abdicamos das nossas "razões", e dispomo-nos a deixar cair os argumentos. Perdoar, em casos de imensa dor e mágoa, é um acto de profunda força interior, um processo de (re)construção de nós mesmos, acima de tudo, porque poucas coisas existem mais corrosivas do que a mágoa e ela nasce exactamente da incapcidade de perdoar.

    Desculpa se me alonguei...mas, como deu para perceber, já tenho reflectido acerca disto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o tema no minimo ajuste de hoje é amor, raiva, rancor, ressentimento, perdão ou morte. E concordo inteiramente com a Apple. Não existe nada mais corrosivo do que a mágoa, rancor, ressentimento, amargura....

    ResponderExcluir
  6. Perdoar...de peito aberto...sem cobrar da pessoa só acertos...é muito difícil...já tentei isso...perdoei...mas...depois lembrei a pessoa do fato ocorrido...e então percebi...que não tinha perdoado...
    Hoje até dou perdão...mas também não espero nada em troca...disso...
    beijo
    Leca

    ResponderExcluir
  7. pra aprender a perdoar, é preciso aprender a pedir perdão, sinceramente. ao entender o próprio arrependimento, é mais simples tentar entender o arrependimento alheio - qdo sincero, óbvio!
    =)

    ResponderExcluir
  8. Perdoar e não esquecer ou
    Perdoar e esquecer ?
    Esquecer é como jamais ter havido...
    Perdoar não é jamais ter havido, certo?!

    ResponderExcluir
  9. Para mim, tudo o que implica perdão é inesquecível. Daí a pergunta se é possível perdoar.

    ResponderExcluir
  10. só sei que perdoar não é esquecer.
    a bem da memória.

    ResponderExcluir
  11. Acho q o perdão é sim é uma decisão, mais no meu caso preciso de tempo pra tomar essa decisão; mas esqueço tudo, acho q rancor, mágoas causam doenças, então tento não carregar comigo sentimentos negativos.

    ResponderExcluir
  12. Se perdoar implica em esquecer, eu não sei ou não quero perdoar. Se perdoar implica em aceitar o mal, eu também não sei perdoar. Eu, por vezes, ignoro, tento não carregar comigo o rancor, tento olhar em frente e não permitir que me magoem novamente.
    No caso de Isabela Nardoni, não há segunda chance, não para ela. Eu apenas espero que a justiça seja feita, que seja implacável e que mate aos poucos, por dentro, os malfeitores.

    ResponderExcluir
  13. Perdoar é fácil, esquecer é que é difícil. E quanto ao arrependimento: "arrependimento é um sentimento inútil", como escreveu José Saramago.

    ResponderExcluir