segunda-feira, 15 de março de 2010

Guerra Particular



Guerra Civil


É contra mim que luto
Não tenho outro inimigo.
O que penso
O que sinto
O que digo
E o que faço
É que pede castigo
E desespera a lança no meu braço
Absurda aliança
De criança
E de adulto.
O que sou é um insulto
Ao que não sou
E combato esse vulto
Que à traição me invadiu e me ocupou
Infeliz com loucura e sem loucura,
Peço à vida outra vida, outra aventura,
Outro incerto destino.
Não me dou por vencido
Nem convencido
E agrido em mim o homem e o menino.

Miguel Torga (1907-1995), poeta português

10 comentários:

  1. Parece que meu maior inimigo sou eu mesmo...
    Essa guerra...quase invisível entre o eu e o não eu...
    E assim sigo, combatendo...
    se eu valorizar sempre o melhor lado de mim...
    venço essa guerra...

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente extraordinário!!

    ResponderExcluir
  3. "E agrido em mim o homem e o menino."

    Miguel Torga sempre foi um dos meus preferidos, tanto na prosa como na poesia. Muito bem escolhido, Carlos.


    Ps- Bípede, a foto de entrada é lindíssima.

    ResponderExcluir
  4. Assim dá vontade de ser só leitora...
    Coisa bonita demais...

    ResponderExcluir
  5. Maia, por isso, é que acredito em processo analítico. A gente se liberta dos agressores ou, pelo menos, amansa e reeduca os que não podem mais partir. Eu sou muito mais generosa com a minha menina e com a minha mulher do que costumava ser.Anyway, grande poema, uma verdade absoluta ainda para muitos.

    ResponderExcluir
  6. Pulha Garcia, peguei no Ffound. Tem mais algumas da mesma pessoa. Todas incríveis. Depois, dou uma olhada e publico o nome.

    ResponderExcluir
  7. Gente, realmente esse poema é genial. Não conheço a prosa de Miguel Torga e fiquei curioso. Valeu.

    ResponderExcluir