segunda-feira, 1 de março de 2010

Partilhar Sebastião Alba.


Para mim um dos maiores poetas portugueses. Daqueles desconhecidos, com passado pouco recomendável, alcoólico, sem abrigo... Gostaria de partilhá-lo com todos vocês. Tem uma frase que me toca muito, " Fui longe demais dentro de mim".
Deixo-vos aqui um trecho e um poema do livro "Albas" que recomendo vivamente.

Nunca perdoarei a Sartre o prefácio que escreveu ao "Estrangeiro", de Camus, muito melhor escritor do que ele. Mas, poderosamente dialéctico, Sartre aborreceu-o; basta ler os últimos parágrafos. Mas também não perdoo a Albert Camus não ter dado o seu nome para um abaixo-assinado em que se pedia a comutação da pena de Jean Genet, um dos bons dramaturgos do século.
Em que ficamos? Vou tocando gaita-de-beiços.
Se quiséssemos imprimir uma frase de Camus, e tê-la na parede, por sobre a secretária, a Literatura dava-se-nos a todos "sem defesa nua" (ela tem pano para mangas):
- dois perigos espreitam os escritores, o orgulho e o rancor.

_____________________


Ninguém meu amor


Ninguém meu amor

ninguém como nós conhece o sol

Podem utilizá-lo nos espelhos

apagar com ele

os barcos de papel dos nossos lagos

podem obrigá-lo a parar

à entrada das casas mais baixas

podem ainda fazer

com que a noite gravite

hoje do mesmo lado

Mas ninguém meu amor

ninguém como nós conhece o sol

Até que o sol degole

o horizonte em que um a um

nos deitam

vendando-nos os olhos


Sebastião Alba, in Albas

Mais informação

aqui

aqui

aqui

aqui

Acompanhado por...

Bernardo Sasseti ao piano.



7 comentários:

  1. De novo, minha ignorância grita aos meus ouvidos alô, alô em que mundo você vive que não conhece o Sebastião. E, de novo, me curvo a ela e me peço desculpas e também me faço um afago porque agora encontrei a ponta da linha. Puxar o resto, vai ser bem mais fácil. Gostei muito do trecho, da frase, do poema e da cara de mau!

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e rancor.... como se diz muito por aqui, a palavra da moda: é complicado... Esse cabra sabe das coisas. Sartre pode ser isso, aquilo e aquilo outro, mas escreveu um grande livro de contos: o muro, que abalou minha existência.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o poeta; tampouco o pianista. Ambos, excelentes!
    Obrigada por compartilhar conosco, Francis
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Francis, dear, grande presente para os (des)ajustados.Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Entro na fila dos ignorantes: não conhecia o poeta, gostei muito deste poema dele, fui aos sites que indica, e fiquei impressionada com sua biografia. Foi marginal e marginalizado, mas é como costumo dizer: a boa poesia sempre acaba prevalecendo. Obrigada pelo post. :-)

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado pelos vossos comentários.

    ResponderExcluir