quinta-feira, 22 de abril de 2010

MÃES

Essa época que antecede o Dia das Mães é estranha. Algumas propagandas são elaboradas não sei com qual finalidade, se para exaltar, para consolar, para elevar a auto-estima... A mãe aparece sempre como aquela que deixa tudo de lado, inclusive a própria vida, para dedicar-se aos filhos... Como uma pessoa que deixa de ser ela mesma pode ensinar a outra o que é ser feliz? O amor de mãe parece que vem com receita, e a pobre coitada, que também é filha, e também é criança, acaba por acreditar que deve ser assim, e muitas vezes exerce um amor cego e possessivo sobre os filhos. E isso é amor? Ou amor é ajudar a crescer, deixar livre para que escolhas sejam feitas? Ser mãe não é ser bengala, é caminhar ao lado. É estar ali para confortar um possível tombo, mas não para evitá-lo. Sou mãe, e filha. E fui criada com o amor que liberta, o amor que incentiva, que diz: "vai, meu filho, o mundo é teu; mas se quiseres voltar, sempre terás um lar." E é esse amor que sinto por minha filha. Sem amarras. E se preciso for, a deixarei que seja feliz, longe dos meus olhos. Eu chorarei de saudade, pela falta dela, mas só de imaginar um sorriso seu, me confortarei.

Renata Bezerra

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Wol gostei daqui!!
    parabeéns vc escreve muiito bem!!
    a to te seguindo.
    se der passa la.

    CAOS MUNDIAL - CLICA AQUI, SEGUE E COMENTA??

    ResponderExcluir
  3. Eu me sinto tão feliz com cada conquista que o meu pequeno realiza que não sobra espaço para sofrer pelo que fica para trás. Ele está vivo e andando, transformando-se dia-a-dia em um bípede muito digno.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Se todas as mães entendessem o ser mãe dessa forma... era perfeito. Mais uma vez... Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amar é permitir ser livre. Quem ama, liberta! Mães entendem isso com a alma, ainda que sob os pesares da tristeza, sabem que por trás da aparente perda há algo imensamente maior. Por isso, ainda está para nascer amor maior do que o amor de mãe.

    Abraço!

    ResponderExcluir