quinta-feira, 29 de abril de 2010

O QUE É UM LIVRO?

Talvez possa fazer um breve resumo da história dos livros. Até onde lembro, os gregos não faziam grande uso deles. A maioria dos grandes mestres da humanidade não foram escritores, mas oradores. Pensem em Pitágoras, Cristo, Sócrates, Buda e assim por diante.
Lembro que Bernard Shaw disse que Platão foi o dramaturgo que inventou Sócrates, tal como os quatro evangelistas inventaram Jesus.
Num dos diálogos de Platão, ele fala sobre os livros de modo um tanto depreciativo: "O que é um livro? Um livro, como uma pintura, parece um ser vivo; no entanto, se lhe perguntamos algo, não responde. Vemos então que está morto". Para fazer do livro um ser vivo, ele inventou o diálogo platônico, que se antecipa às dúvidas e perguntas do leitor.
----------------------------Jorge Luis Borges in Esse Ofício do Verso

Ilustração: óleo sobre tela do argentino Gabriel Caprav

3 comentários:

  1. Texto para se guardar, Gerana, do grande Borges. Já imaginou a felicidade do poeta, sendo diretor da Biblioteca Nacional da Argentina?

    ResponderExcluir
  2. Eu posso parecer estranha, mas tudo o que pergunto para meus livros, eles me respondem. Respondem organizados, desorganizados, em fragmentos, até em uma única palavra.

    ResponderExcluir
  3. A minha pergunta é: ¿qué es esto? ¿habla alguien o habla el lenguaje,por inercia? E os livros, de uma ou outra forma, respondem.

    ResponderExcluir