domingo, 18 de abril de 2010

A COISA MAIS INÚTIL DO MUNDO

A mais inútil coisa deste mundo é o arrependimento, em geral quem se diz arrependido quer apenas conquistar perdão e esquecimento, no fundo, cada um de nós continua a prezar as suas culpas.
José Saramago in O ano da morte de Ricardo Reis



Ilustração: Maurits Cornelis Escher, Auto-retrato.

7 comentários:

  1. Concordo com a afirmação como regra. Mas quando realmente nos arrependemos dificilmente nos perdoamos ou esquecemos. As coisas que eu me arrependo são da ordem afetiva, e por mais que eu queira não consigo me perdoar quando magôo as pessoas, ainda que sem intenção. Se o arrependimento é útil não sei, mas se a pessoa for um pouco inteligente, procurará evitar os mesmos erros. Abraço,

    Terráqueo

    ResponderExcluir
  2. Parece com a frase que a querida madrinha Alaíde dizia: quem pede desculpas é porque quer fazer de novo.

    Se o arrependimento for da boca para fora, realmente, é inútil. Mas se vier de dentro, se trouxer aprendizado, humaniza e melhora as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo que o arrependimento seja inútil. E não é sinónimo de perdão. Aliás, quando nos arrependemos de alguma coisa, é precisamente porque sentimos o peso da sua culpa. O que é inútil, muitas vezes, é precisamente tentar o perdão. Seja dos outros, seja de nós próprios.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com essa afirmação de Saramago. Acredito sim que as pessoas podem se arrepender sinceramente de algo cometido, não no sentido de que farão novamente. Muito pelo contrário, acho totalmente inútil errar e permanecer no erro.

    ResponderExcluir
  5. Pensando sobre a frase que fala em prezar suas culpas, concordo muitíssimo com ela. Grande parte da humanidade sente enorme prazer em ser culpada, em ter algo a dever, em ter algo com que se recriminar, ter pelo que pedir a deus um perdão, uma cadeira no céu e blablablás. Grande expressão "prezar suas culpas". Acho que tem gente que trata as culpas até com adoração.

    ResponderExcluir
  6. Raquel! Que bom te encontrar. Fazia tempo você não aparecia. Quando vai nos trazer um post?

    ResponderExcluir
  7. Gerana, gostei tanto que pesquei para colocar no deposito, com as devidas referências, of course.

    ResponderExcluir