quinta-feira, 22 de abril de 2010

Meu Primeiro Mínimo Ajuste


Estou há dias a pensar o que escrever, aqui a sensação é que a escrita tem que ser mais cuidada, mais acariciada. Porque lá nos Encontros com Meus Pensamentos, o meu cantinho de escrita... é só meu, estou livre, leve e solta... Aqui a responsabilidade é maior... Mas hoje o dia amanheceu cinzento e a chover em Lisboa, parece que a Primavera e o Verão tentam invadir esta Terra, mas lá vem a chuva e voltam os dias cinzentos... parece que retorno à Curitiba, de onde saí há 10 anos. Então...decidi, deixar as palavras fluírem aqui como fluem quando me encontro com meus pensamentos, como a água da chuva está a cair sem pedir licença e sem nos perguntar se já andamos fartos disso. E primeiro, com educação, tenho que agradecer ter sido convidada para escrever, neste Mínimo Ajuste. Quando cá entrei pela primeira vez, essa ideia, de vários autores, cada um com sua forma de se expressar, uns de forma mais pessoal, outros mais impessoais, achei óptimo! Porque parece que estamos a criar uma linha de pensamentos, sem princípio ou fim... e como diz o grande Fernando Pessoa, com seu Alter-Ego, Álvaro de Campos: "Não: Não quero nada. Já disse que não quero nada. Não me venham com conclusões! A única conclusão... é morrer!" E é a mais pura verdade, representada no Mínimo Ajuste que se faz por aqui!

Quando vi o tema do Blogue: Mínimo Ajustes... remeteu-me logo às nossas vidas, vivemos a fazer mínimos ajustes, a cada novidade que surge, todos os dias, às vezes já exaustos, de tantos ajustes, do mesmo assunto, do mesmo problema; outras vezes com alegria, porque são ajustes de mudanças que fazemos... mudanças no nosso crescimento, na nossa vida, no nosso íntimo... Portanto esses mínimos ajustes, tanto podem ser positivos quanto negativos.

Para ser sincera, há dias que me cansam, em alguns assuntos que parecem já se estenderem há séculos, que vivem em círculos e eu detesto esses círculo da vida e detesto estar a fazer sempre e novamente os mínimos ajustes deles.

Agora os mínimos ajustes de coisas boas, de conquistas, de amores, de amizades, de crescimento interior... como são bons... como nos aliviam daqueles que nos causam dor e nos dão fôlego para continuar...

Porque às vezes o que queremos é apenas ter força para continuar... Nos mínimos ajustes...

Obrigada a todos... Espero que como primeiro post... Não esteja assim tão mal...
Para terminar... Fernando Pessoa....


5 comentários:

  1. Prisca, o seu primeiro post decifra tão bem o espírito deste blog, nos traduz com afeto e fé e, ainda por cima, vem carregado de prosa e poesia. Seja muito bem-vinda! Beijo. Bípede

    ResponderExcluir
  2. Muito bem-vinda, Prisca. Traga você, sua Lisboa, seus sentimentos e pensamentos para cá. É bem acolhida.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado a todos pelas boas vindas, pelas palavras... já sinto-me em casa. E que bom Bípede que consegui traduzir o espírito do blogue.

    Beijos... Lisboetas

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda! Espera, diz você, que como 1º post não esteja assim tão mal? Está ótimo!

    ResponderExcluir