segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bloguicidade


"Bloguicidade"? Será que inventei ou alguém já pensou nisso? Uma forma de mantermos a nossa privacidade respeitada nos nossos Blogs ou naqueles que participamos... Porque por mais público que isto seja, são nossas ideias que por cá andam, são nossas vidas que são tornadas públicas, nossos mais íntimos desejos, amores, desamores, emoções... tudo que aflora em nós fica aqui, registado. É verdade que pode estar aí a pensar, mas se não querem que saibam porque publicam? Por isso que digo que havia de haver uma "Bloguicidade"... um respeito a esse acto de coragem de quem cá passa e deixa sua vida publicada. Tenho lido tantos posts, onde vários colegas reclamam que sua "bloguicidade" foi invadida, muitos deixam de escrever, muitos pensam nisto, a maioria continua a correr o risco, porque no fundo viramos "Blogólatras", e esta escrita livre de regras, enchem nossas veias de adrenalina e começamos a escrever e a pensar, vão ser dois ou três parágrafos, quando terminamos... Eh pá!!!!!!!! Olha lá o meu post? Tem vários parágrafos, imagens, som... E depois de qualquer publicação, como qualquer "Blogólatra", nosso corpo se invade de um sentimento de paz e tranquilidade... encontramos um local na nossa mente onde reside o êxtase "Blogal"
Eu não sei se é por ser filha única, mas das coisas que mais me enervam é a falta de bom-senso em respeitar a privacidade do outro, neste caso, a "bloguicidade"... Muitas vezes no meu Blogue modero alguns comentários, na maioria de pessoas que nos conhecem pessoalmente, que já invadem as nossas palavras, tomam-nas das mãos, da mente, usam-nas, interpreta-nas e comenta-nas com a certeza que estávamos a escrever metaforicamente, mas não conseguimos enganar, era sobre aquele assunto... sabe aquele? Que andamos por aí a dizer que já ultrapassamos, que estamos numa nova fase, que mudamos...Ah....pois é...a mim, que estou aqui a comentar, não enganas... Pois...nesses comentários, exerço minha "bloguicidade"!!! Porque pode ser minha melhor amiga, o parente mais achegado, ninguém, além de nós sabe porque raio naquele dia, naquele momento decidimos escrever aquilo. Não é porque estamos a amar e escrevemos sobre um desamor, que há algo de errado com o nosso amor. Não é porque dizemos que estamos felizes e escrevemos sobre a dor da infelicidade, que não estamos felizes. Não é por nada e nem porquê. Apenas escrevemos....porque precisamos da nossa dose todos os dias... desse pó que nos entra no cérebro... e deixa sua marca na escrita... Afinal, Boa tarde a todos, Meu nome é Priscila, sou "blogólatra" e a minha história é essa... no Mínimo Ajuste e quando me Encontro com meus pensamentos, e exijo sim, minha "bloguicidade"! :o)))
E por incrível que parecem os comentários que mais percebem a nossa escrita ou o porquê dela são daqueles com quem nunca nos cruzamos na rua, mas já criamos um vínculo virtual...

11 comentários:

  1. Muito bom o post, "blogólatra" Prisca. No meu depósito -- e sei que peco pelo excesso de política ali, mas estamos em ano eleitoral no Brasil -- eu não modero comentários. Eu deixo rolar. Muitas vezes sou ofendido, mas isso faz parte da vida. Poucas vezes exclui comentários, quando isso ocorreu é porque o pessoal pegou pesado. Estou pensando em transformar o depósito em algo mais introspectivo, mais íntimo, com alguns mini contos ou poesias simplórias, mas não é fácil mudar. Talvez porque isso possa afetar -- ai sim -- minha bloguicidade.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carlos... quando nossos Blogs...são mais pessoais do que impessoais, começamos a nos preocupar com a nossa Bloguicidade...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prisca, confundir a escrita com o autor é um equívoco comum. O leitor mais inexperiente tem esse pobre hábito de achar que onde há fumaça há fogo. Não entende como é que alguém pode escrever sobre algo que não tenha vivido. Não percebe o quanto quem escreve é um observador nato e implacável e também um idealizador de mundos e personalidades.
    Eu escrevo porque gosto, porque minha cabeça escreve antes das minhas mãos e a qualquer hora sobre qualquer coisa que acione o meu universo de sensibilidades, de verdades e de fantasias.

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho diversos vínculos virtuais e aprendo muito com os amigos e leitores do meu blog!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Para mim... buenas: escrever é um ato alquímico puro, de magia explícita, quase levitação. Tão necessário quanto respirar, fotografar, amar...

    ResponderExcluir
  7. Agora, o que eu preciso mesmo saber é como a Potira põe estes desenhinhos ao lado do nome dela...

    ResponderExcluir
  8. Tarde, você, que sabe bastante de tecnologia de blog, conhece algum editor de fotos?
    Eu não estou mais conseguindo reduzir as imagens para o cabeçalho. Não sei o que houve. O programa do blog simplesmente não obedece.

    ResponderExcluir
  9. Bípede, no endereço abaixo tem diversos editores de foto. Você pode salvar em tamanho menor, no tamanho exato do cabeçalho.

    http://www.baixaki.com.br/categorias/36-editores-de-imagem.htm

    ResponderExcluir
  10. Há a bloguicidade, sim. Também sinto como vc.

    ResponderExcluir