quarta-feira, 5 de maio de 2010

COISAS QUE APRENDI

... Ou só agora entendi. Ouvimos tantas frases feitas, que chegam aos nossos ouvidos já sem força e sem significado. Só vivendo-as é que as entendemos. Aprendizado pela prática, o mais certeiro. Três coisas. "O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você." Verdade. Pode-se perder tudo na vida, mas quem tem estudo, uma profissão, experiência, pode começar do zero, com dignidade, em qualquer lugar. "Os amigos são uma das coisas mais importantes da vida". Verdade. A amizade consegue ser mais imparcial do que qualquer grau de parentesco, e um amigo verdadeiro exerce um amor sem amarras, sem a tendência de tentar lhe mudar. Nas horas difíceis é que damos o devido valor a isso. "Nunca aja como se não precisasse de ninguém". Outra verdade. Nós não sabemos o dia de amanhã, e se hoje eu ajudo, amanhã poderei ser ajudada. Nunca feche portas, deixe-as entreabertas. A vida é um eterno ir e vir, dar e receber. E por mais força, coragem e poder que tenhamos, não podemos viver sozinhos. Precisamos uns dos outros.

7 comentários:

  1. LINDAS PALAVRAS!!!! REALMENTE APRENDEMOS TUDO ISSO, O DIFICIL E VER PESSOAS SEGUINDO ESTAS PRAXIS!.
    T ESPERO NO MANUPINK, TEM SELINHO OFICIAL DO MANUPINK PARA VC NO MY BLOG, DO LADO DIREITO.BJOKAS.

    ResponderExcluir
  2. Sentir por detrás do óbvio - é isso. Ruminar o que já parece mastigado, e subtrair a seiva das coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo selinho, Manu!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Renata, concordo contigo sobre as frases feitas, e, ainda mais sobre as que tu mui bem selecionaste por serem verdades imperiosas, com força de lei, até diria. Muito reconhecimento em tuas palavras. E as três frases, ou, fragmentos delas, se misturam em minha cabeça neste exato momento, formulando uma hipótese ainda mal definida, e, talvez, mal resolvida, que um dia, quem saber, eu ainda hei de entender. Por enquanto, fico com este teu texto, de (re)aprendizado singular.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sim


    Precisamos uns dos outros, para o que não temos capacidade de gerar.

    Que belezura.


    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mas é claro, comigo também aconteceu muitas vezes assim... e acontece. E acho tão bom, é o insight, o momento do dar-se conta das coisas!! Conclusão: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" hehe. Aprendizado pela prática.

    ResponderExcluir
  7. Re minha flor: Foi uma das postagens suas mais lindas e verdadeiras! Parabéns. Excelente colocação. Verdadeira, íntegra, e que todos vivenciamos no decorrer da vida. Quanta verdade quando diz para nunca fecharmos 'todas' portas, e sim sempre mantê-las 'entreabertas'. Achar-se auto-suficiente, ou ser dúbio não leva a lugar nenhum, mas a empatia sempre, sim! É isso mesmo: A vida é um eterno ir e vir, dar e receber... Já copiei suas palavras que fica aqui no meu coração.
    Com amor e carinho,
    Silvia

    ResponderExcluir