quinta-feira, 27 de maio de 2010

SINTONIA FINA com Nelson Motta

Eu sou assinante da newsletter do Nelson Motta e ontem recebi este texto que desejo dividir com vocês, afinal estamos em véspera de eleição e parece-me muito apropriada a abordagem do autor. Boa leitura:


PEQUENOS GRANDES ERROS

"Menos de um ano antes das eleições presidenciais de 2000, Bill Clinton esbanjava popularidade e os Estados Unidos, prosperidade. A economia bombava em um cenário internacional de relativa paz, com envolvimento militar apenas nos Bálcãs, bem sucedido e por uma boa causa.
Popular, carismático e eficiente, Clinton era o mais poderoso cabo eleitoral que o vice Al Gore poderia desejar, sua eleição seria uma moleza. Mas Clinton cometeu um pequeno grande erro: Monica Lewinski. E saiu do governo atropelado por um impeachment e com a imagem de mulherengo patológico. E mentiroso.
Na campanha, por covardia e hipocrisia, Al Gore fugiu de Clinton como o diabo da cruz. Não queria associar sua imagem eco-familiar a um devasso, e Clinton não pediu votos para Gore sequer no seu nativo Arkansas, onde era muito popular. Pequeno enorme erro de Gore.
Apoiado por Clinton, ele ganharia fácil no Arkansas. Mas o desprezando, ofendeu seus conterrâneos e foi derrotado. Se vencesse, teria levado todos os votos eleitorais do estado e, mesmo perdendo na Flórida, se elegeria presidente. E pouparia o mundo de George W. Bush.
São esses pequenos, que depois se mostram grandes erros, que muitas vezes decidem eleições. E Copas do Mundo, quando uma bola boba perdida na intermediária pode armar um contra-ataque e a jogada do gol que vai definir a partida. Como a que Cerezo perdeu em 82 e deu em gol da Itália.
Em 1960, JK terminava o governo popularíssimo, com grandes chances de eleger seu sucessor. Mas escolheu o marechal Lott, um poste carregado de medalhas, honrado, pesado e chato. E desconhecido do povo que adorava o presidente bossa nova, um democrata e desenvolvimentista, otimista e vitorioso.
E o marechal de JK foi batido pela demagogia moralista e histriônica de Jânio Quadros, candidato da oposição e, por baixo dos panos, do PTB governista de Jango Goulart, na espúria chapa Jan-Jan (só no Brasil se podia votar para presidente em um partido e para vice em outro), elegendo um maluco que oito meses depois jogaria o Brasil numa crise política que deu na ditadura e só terminou na eleição de Tancredo".

Nelson Motta


acessem: http://sintoniafina.uol.com.br/

Um comentário: