sexta-feira, 28 de maio de 2010

A vuvuzela

Como resposta ao chamamento,dos companheiros do ajuste, vim falar sobre a nova moda: a vuvuzela.
Pelo que percebi, a vuvuzela é uma corneta, utilizada pelos adeptos de futebol da África do Sul, desde os anos 90.
Por cá a vuvuzela começou a fazer sucesso devido a uma campanha publicitária, para apoiar a nossa selecção.
Segundo a Wikipédia : " Como forma de promover o apoio à Selecção para o Mundial de 2010, a Galp Energia teve a ideia de comerciar centenas de milhares de vuvuzelas nos seus postos de abastecimento nos meses que antecederam a competição. Mabhuti, estrela sul-africana especialista em tocar vuvuzela, veio a Portugal para ensinar a sua técnica e arte, tendo efectuado uma digressão associada à campanha Vamos lá Portugal. Vários jogadores da Selecção também aprenderam a tocar este típico instrumento africano, como forma de celebrarem a presença de Portugal no Mundial da África do Sul.

Apesar da grande campanha de marketing, esta nova "moda" incomoda já milhares de portugueses tornando-se, ao mesmo tempo, objecto sujeito a repúdio de muitos. Foi uma fraca iniciativa, face às bandeiras do Europeu de 2004."

Quanto ao repúdio não sei... O que sei é que não se conseguem encontrar vuvuzelas em lado nenhum, e ao menos estas não serão facilmente "achinesadas" como foram as nossas bandeiras, que perderam características essenciais com a fúria do marketing.
Eu gosto das vuvuzelas, gosto do som, que nos remete para o som do elefante, esse animal pacífico, mas de porte majestoso. Além disso como diz o ditado, em Roma sê romano e nunca se sabe o que África ainda nos pode reservar...



Enviado do meu BlackBerry® da tmn

Um comentário:

  1. Eu acho completamente enlouquecedora e irritante a tal vuvuzela. Minha cabeça começa a doer em segundos. Se durante a Copa, ela for presença constante, ou colocou algodões nos ouvidos ou tomo calmantes.

    ResponderExcluir