terça-feira, 4 de maio de 2010

uma outra visão do Médio Oriente - Sê a mudança que queres ver no mundo









Muito interessante este blog Chroniques Orientales dedicado a crónicas sobre o Médio Oriente, cuja autora é Delphine Minoui, jornalista árabe na nova geração, residente em Beirut e que tem contrato com o diário Francês Le Figaro.

Nele, Minoui relata, de uma forma imparcial e evitando rótulos fáceis, a lenta luta pela defesa das liberdades individuais das populações, e em particular pelos direitos das mulheres. Como por exemplo neste artigo onde denuncia o imã de Teerão Kazem Sedighi que teve a ousadia de associar a forma supostamente relaxada como as jovens Iraninanas se vestem ao aumento de sismos. No final do artigo, Minoui teve o cuidado de demarcar a opinião do imã em causa da opinião geral do clero Iraniano.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pulha Garcia, você não imagina a frustração em que me encontro por não saber, entre tantas coisas, a falar francês. Agora, fico de fora, alienada por contra própria, de participar do relato dessa jovem, que dizem os bons homens de algum deus ser uma das responsáveis por sismos e tudo o mais :(

    ResponderExcluir
  3. Sê a mudança que queres ver no Mundo- pensamento de Gandhi, profundo.

    ResponderExcluir
  4. Esse senhor não está errado. Algumas mulheres realmente causam terremotos.

    ResponderExcluir