terça-feira, 18 de maio de 2010

Do que nos fica nas mãos...

Quando chega este tempo vens-me. Cheiras-me. Cheiras ao cheiro que te inventei, porque na verdade, numa me foste dado a cheirar. Inventei-te das palavras e colhi-te num princípio de um Verão. Quando chega este tempo vens até mim num cheiro a rio e a grilos. A esperança teve durante meses esse odor. Um dia, lembras-te? Disse-te que me cheiravas ao creme das mãos. E eu esfregava-as pela cara, como um bálsamo, uma pomada para curar as dores da alma. Enchi-me com o que quis e do que quis, vazia de olhos e repleta de quereres. Depois, depois não chegaste a vir. Não chegaste a trazer cheiro. Veio o Inverno. Depois veio a Primavera e eu à força a espalhar o creme pelas mãos e a tapar o rosto com elas. Num final de Outono, não disseste que ias embora, mas foste. Soube-te ido. Soube-te para onde. Meti as mãos aos bolsos e fechei a boca. Dias depois, lavei-as e continuei calada. Fiquei até hoje. Mesmo nos dias, em que me entra na vida, tão cobarde e ardiloso. Mesmo assim, permaneço calada.
Só me chegas assim, lá pelo meio das noites, quando o corpo adivinha a chegada do Verão e as mãos, traidoras e sorrateiras se enterram no nariz, plenas de rio e de grilos.

5 comentários:

  1. Nossa, que imaginação!!!
    "Inventei-te das palavras e colhi-te num princípio de um Verão". Gente, é muito lindo isso!!! bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Simone, que liiiindo!!!
    Ah, os cheiros... Provocam em nós a dor e a saudade das lembranças...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. As minhas memórias são repletas de cheiros. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Seu texto me deu saudades, do cheirinho da Avó Sophia. Na sua casa, sempre o mesmo cheiro,gostoso,aconchegante, de colinho macio e paz infinita. Mesmo quando seu avental estava manchado com o molho das 'porpetas' ou com os deliciosos e cheirosos 'suspiros'... Ah! os cheiros são especiais mesmo!Obrigada, foi cheiroso, como lavanda, seu Texto
    Com carinho,
    Silvia

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, a todos que me conseguem cheirar:)

    ResponderExcluir