sábado, 1 de maio de 2010

Pare de Explicar sua vida....



Hoje, recebi uma Mensagem de um membro da família. Gostei da colocação e decidi passá-las para quem desejar meditar sobre, e caso haja algum, mesmo que seja um "Mínimo Ajuste", se sinta à vontade... Então Repassando:
"A família que eu tenho dada por Deus e a que escolhi - também providenciada por Deus, e eu amo todos vocês de coração.
Todos os dias recebo uma mensagem motivacional do site sobre diabetes, além dos boletins que me deixam atualizada sobre os cuidados com esse problema.
Muitas vezes o motivacional é piegas, simplesmente descarto.
Este talvez possa ser piegas para quem não tem essa questão presente, mas para mim veio como uma luva. Odeio dar relatório de cada passo que dou, e mesmo assim muitas vezes me pilho dando explicações desnecessárias a fiscais do nada.
Bem, esta é uma forma de lhes reafirmar meu carinho e oferecer o texto que recebi hoje, caso possa servir para mais alguém (espero que não, mas que las hay, las hay, rsrsrs...)."

Beijocas carinhosas,
****
Motivacional: Pare de explicar sua vida

Se você observar com atenção, notará um detalhe acerca dos indivíduos confiantes e determinados: eles não passam a vida se explicando. Apenas fazem o que precisam fazer e pronto. Quando somos crianças, não há como escapar disso. Estamos sempre tendo de nos explicar para nossos pais e professores, geralmente tentando nos manter longe de problemas ou de algumas palmadas no traseiro. Mas se quisermos ser adultos felizes, precisamos pensar e nos comportar mais independentemente. Precisamos nos sentir mais à vontade quanto ao fato de não termos de explicar todas as decisões à família, aos amigos e aos vizinhos.

Evidentemente que às vezes é apropriado nos explicarmos para nosso chefe ou justificar nossas ações para nossos parceiros. Se uma pessoa está pagando seu salário, ela tem o direito de saber o que você está fazendo e por que está fazendo determinada coisa. Ao estabelecer um relacionamento próximo com a pessoa que você escolheu como companheira, é comum querer compartilhar suas decisões e suas idéias a respeito das coisas. Mas, apesar de tudo isso, não precisamos passar a vida como se estivéssemos sentados no banco dos réus! Estou me referindo à convicção pessoal – sobre você decidir o que é da sua conta e de mais ninguém. Algumas pessoas têm o hábito de fazer perguntas sobre assuntos que não lhe dizem respeito... Quando isso acontecer, você não precisa ser misterioso; mas só porque uma pessoa lhe faz uma pergunta não significa que o assunto seja da conta dela, ou que você tenha de responder só para satisfazê-la... Analise se você tem o hábito de justificar suas ações e de explicar assuntos seus que só dizem respeito a você e a mais ninguém. As pessoas não estão erradas em perguntar. Mas é você quem decide controlar a situação e responder apenas às perguntas que quiser responder... Sinta-se livre para viver como quiser, usando seu tempo como bem entender. Você não tem de viver descrevendo toda sua vida e sua agenda social para satisfazer os outros. Não precisa ser indelicado, mas mantenha-se no controle de sua vida. Não seja uma vítima...

Em poucas palavras: tome suas próprias decisões. Não precisa ofender as pessoas, mas seja verdadeiro consigo mesmo. Se você optar por se explicar, faça por querer compartilhar seus pensamentos com outra pessoa, e não por precisar da aprovação dela. Sua própria permissão já é suficiente. Você não precisa da aprovação das outras pessoas.

Andrew Matthews, no livro "Faça Amigos"

Com amor e carinho,


Sílvia



3 comentários:

  1. Silvia, muito bom esse texto, e é assim mesmo, tem pessoas que necessitam da aprovação para sentir-se bem e isso é um sério problema, um empecilho ao bem viver. Obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não entendo o porquê de algumas pessoas precisarem tanto da aprovação alheia.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, como dizia minha Avó: "Cada cabeça uma sentença!" Obrigada Marli e Bípede, amei seus comentários!

    ResponderExcluir