segunda-feira, 7 de junho de 2010

BORALÁ... OU NÃO?!

Nuno Cobra - dicas para a sua qualidade de vida


Para o Mínimo ajuste, que fique à vontade quem desejar experimentar! Seguem as dicas:
Aprenda a tomar banho frio
Por Nuno Cobra
A água exerce um fator muito importante para a saúde. Um banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.
Por uma questão cultural, quando se fala em tomar banho, vem à nossa cabeça aquele banho bem quente, tão desejado, principalmente no inverno.
Vou falar sobre a importância do banho frio. Ele é tido como desagradável. Mas o choque térmico provocado pela água fria é muito revitalizador.
Choque com água: grande benefício:
O objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio não é para ficar embaixo da água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo o risco inclusive de se pegar um resfriado. O choque de temperatura vai ‘exigir’ do organismo uma formidável reação que promoverá bem-estar. Isso acontece porque o choque produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais ‘acordado’ e ‘lúcido’, pronto para a ação.
Benefícios do banho frio:
- Revigora, estimula os órgãos, eleva todas as funções orgânicas, em conseqüência, seu nível de saúde
- É um afrodisíaco, deixa corpo pronto para ação
- Se tomado corretamente, aumenta o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados - caso esteja resfriado ou gripado evite o banho frio
- Eleva a auto-estima, traz benefícios nos aspecto mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio
Como tomar o banho frio, principalmente no inverno
Existe uma técnica para se tomar o banho frio e não trazer conseqüências negativas, principalmente no inverno ou nos dias frios. Já que ele pode e deve ser tomado durante todo o ano.
Banho frio em três fases
Primeira fase: Abra a ducha no máximo. É claro que o choque inicial com a água fria não é nada agradável, por isso é necessário entrar de uma só vez embaixo do chuveiro. Isso deve ser feito repentinamente e com decisão.
Você vai perceber que o choque inicial é rápido e que o organismo ‘responde’ de forma decidido a essa entrada. Você joga a água no peito, indo para o ombro esquerdo e direito; perceberá num segundo momento, que ela não estará tão fria; vire-se então para a água atingir suas costas e o quadril; saia rapidamente e desligue o chuveiro.
Segunda fase: Ensaboe vagarosamente todo o seu corpo. Após essa tarefa, faça uma massagem com uma bucha nas costas, braços, peito e abdome. Em seguida, abra o chuveiro e se lance embaixo dele decididamente e fique somente o tempo necessário para retirar o sabão. Você irá perceber que a água estará mais agradável.
Terceira fase: Sem desligar o chuveiro, saia dele e faça mais umas duas ou três entradas na água. Você verá que a água estará apenas estimulante e não mais tão fria.
Irá perceber enquanto esfrega a toalha vigorosamente nas costas, braços e tórax uma sensação muito boa e não sentirá mais frio. Ao contrário, o ambiente frio antes do banho estará extremamente agradável e até aquecido.
Cuidados com o banho frio no inverno:
Entradas no chuveiro: Todas as entradas no chuveiro desde a primeira fase não devem passar de 30 segundos, para evitar um possível resfriado.
Cabeça: Nas primeiras vezes não se deve molhar a cabeça, para evitar que uma área muito grande do corpo se resfrie.
Após o banho
Coloque um pijama quente, uma meia de lã e deite na cama. Essa ‘horizontal’ irá completar o prazer. Aquecido, feche os olhos e curta esse bem-estar. Fiquem alguns minutos na cama.
Em seguida, coloque sua roupa, se agasalhe e terá um dia muito mais produtivo com bem-estar, felicidade e uma sensação de vitória.
Nuno Cobra é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros. É autor do best-seller A Semente da Vitória.

Então, coragem!
Com amor e carinho,
Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário