domingo, 27 de junho de 2010

Abertura

[Andrea de Godoy Neto]

Não sei me preocupar com problemas futuros,
Não sei rir do que não acho graça,
Não sei fingir com o que não me toca,
Não sei molhar o pé sem molhar a roupa,
Tomar banho sem lavar o cabelo,
Não sei olhar alguém sem enxergar-lhe a alma,
Não sei olhar para o céu sem me sentir livre,
Não sei olhar um bicho sem sorrir,
Não sei olhar para você sem me entregar inteira,
Sem mergulhar, sem te querer para mim...

Eu sei viver as minhas verdades,
Acredito sempre no que sinto,
Mas não gosto de frases feitas, de saberes prontos, de rotinas perfeitas,
Não gosto de receita de bolo, de uniforme, de críticos profissionais,
Não gosto do socialmente aceitável, do esteticamente correto, de falsos intelectuais,

Eu gosto de história em quadrinhos, de livro de filosofia,
Gosto de romance, de drama,
Só não gosto de jornal,
Jornal suja a mão, tem notícia triste, não gosto de jornal...
Gosto de fotografia,
De café com conversa,
De chuva na vidraça,
Gosto de silêncio,
Eu gosto muito de silêncio fora, mas gosto ainda mais quando há silêncio dentro de mim,
Gosto de andar na praia,
Gosto de sorvete, mesmo no inverno,
Gosto de banho demorado,
Gosto do teu riso,
Não só o sorriso, o riso mesmo, aquele que te faz parecer um menino...
Gosto de pessoas felizes, gosto daquelas que são profundas,
Sei reconhecer o valor da tristeza,
Mas prefiro sempre a alegria,
Adoro tempestades e aquele vento que tudo varre,
Gosto de misturar doce e salgado,
De dormir até tarde,
Gosto de assistir desenho animado, mesmo aqueles que eu já vi muitas e muitas vezes,
Gosto de ouvir as pessoas falando,
Mas quando elas falam de coração, quando elas se despem, se abrem,
Hoje, eu gosto mais de gente do que gostava antes,
Porque, hoje, a minha casca é mais fina,
Eu não me protejo tanto,
Gosto mais de mim, hoje, do que gostava antes,
Porque de tanto me proteger, às vezes, nem eu mesma me via,
E, hoje, eu me mostro para quem quiser ver...
Para quem puder ver...



Leia mais: Andrea de Godoy Neto em Olhar em Versos e Inversos: Abertura
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

9 comentários:

  1. Andrea,
    Dormir até tarde? Meu prato preferido. Pena que não posso todos os dias.
    Gostei do poema, uma abertura para a conhecermos melhor e mais. A poeta está nua...

    Abraço dorminhoco,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, dormir até tarde é bom, né? Item obrigatório da minha dieta no mínimo 2 vezes por semana...rs
    Verdade, é uma abertura...será que estou, assim, nua?..rs

    um abraço dos (mais dorminhocos)!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, encaixo-me em muitos itens da sua lista e muito no agora gosto mais de gente do que gostava antes. Minha casca, felizmente, também está ficando mais fina :)

    ResponderExcluir
  4. Sobre o que não me encaixo, destaca-se o lance do jornal. Eu tenho adoração por jornal:)

    ResponderExcluir
  5. Bípede, ir afinando a casca é bom, né? às vezes assusta um pouco, ma nos coloca mais no mundo.

    eu não gosto mesmo de jornal, leio até, porque gosto de saber um pouco sobre que se passa, mas dou preferência pra versão online...rs :)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. E eu vejo, ah, eu vejo sim...

    Eu gosto de gostar de tudo isso.
    E de gostar do que você escreve.
    E de gostar também de você.

    Lindo, Andrea!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Ah, Sylvia, tenho certeza que vês. Olhos como os teus é dom, e quem sabe ver, também sabe quando lhe enxergam.

    obrigada pelo carinho! Também te gosto.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Bonito, Andrea. Em cinco palavras: você gosta de viver autenticamente.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. ah, Marco, mas é porque só assim que eu sei...rs

    tenho muitas inabilidadespara a vida...rs

    beijo.

    ResponderExcluir