sábado, 19 de junho de 2010

Luto

Amigos, faço minha estréia no Mínimo Ajuste num dia triste. Acabei de publicar um post mais longo sobre o Saramago lá no meu blog, mas queria deixar marcado por aqui também algumas reflexões que fiz a respeito.

Claro, que a notícia não pode ser encarada com grande surpresa, pois todos sabíamos de seu crítico estado de saúde, apesar dele continuar produzindo.

O que eu fiquei na dúvida é se a série de manifestações de consternação que li durante todo o dia de hoje ocorreram devido a admiração pela sua obra (o mais importante), pelo seu posicionamento politico e religioso ou por ser "cool" gostar de Saramago, mesmo sem nunca o ter lido.

Escrevi isso, porque sabemos que seus romances não são de fácil leitura. Seu estilo singular de escrever, com os paragráfos enormes, o excesso de virgulas, a falta de indicações que identifiquem o início e o fim de cada diálogo (que podem ser facilmente confundidos com pensamentos dos personagens) e principalmente a ausência de pontuações eram desafios a serem superados pelos iniciantes em sua obra.

Conheço gente que desistiu. O que sempre falei para estas pessoas, era que valia a pena insistir. Durante a leitura, o leitor se acostuma com esta forma peculiar de escrever e passa a descobrir o talento do escritor em contar histórias. Argumentos que partem de premissas estranhas, mas que prendem nossa atenção a ponto de nos fazer grudar em seus livros até o término. É difícil encontrar quem só tenha lido um livro seu, os que chegam até o final tendem a querer mais e mais.

Se as coisas são como ele sempre pensou, simplesmente acabou. Mas se ele estava enganado e existir algo além da vida, ele deve ter ficado bastante surpreso...

No Minerva Pop, deixei dois vídeos. No primeiro Saramago coloca alguns de seus pontos de vista sobre a humanidade. e o segundo é com a emocionante cena em que o cineasta Fernando Meirelles espera ansioso um comentário do escritor logo após a primeira exibição do filme "Ensaio Sobre a Cegueira", brilhantemente adaptado para o cinema por este excelente diretor brasileiro.

Sandro (Minerva Pop)

6 comentários:

  1. Eu só li o "ensaio..." e confesso que mudou minha forma de ver a literatura. Aumentou meu gosto pela leitura. Mais um grande nome que se vai. Mas outros estão surgindo, como sempre aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Suas ponderações não deixam de ser pertinentes, mas tenho a impressão que existem
    vários tipos de leitores (e não-leitores)para
    qualquer escritor:os que leem até o final e gostam, os que leem e não gostam e os que NÃO LERAM E NÂO GOSTARAM. E, claro, os chamados "cool", como vc denominou. Saramago sempre foi um autor polêmico, seja pelo seu estilo, ou por seu posicionamento político e religioso. Não o conhecí pessoalmente, mas lí vários depoimentos de pessoas que o conheceram. Um ser humano maravilhoso, envolvido em causas maiores, que sempre tentava ser coerente com suas ideias, com o que dizia e escrevia em seus livros.Não creio que existam unanimidades em nenhuma área da atividade humana, e talvez, seja isso que a impulsiona para frente. É através das diferenças que a humanidade evolui, cresce.E a obra de José Saramago nos remete a essa reflexão.Não acredito em escritores que não me levem a refletir, a questionar sobre as coisas, sobre a vida, sobre a nossa sociedade, porque não acredito em "final feliz". "Mistério sempre há de pintar..."

    ResponderExcluir
  3. Saramago é incontestávelmente um escritor fantástico.
    Li grande parte da sua obra. Mas, ainda assim, releio vezes sem conta o Memorial do convento. Para além de tudo, é o mais belo romance de amor em lingua portuguesa.
    E, é verdade, muita gente esteve para marcar posição. Que dizer do nosso (?) PR, que nem sequer se dignou deslocar-se do seu gozo de férias? E que dizer do Sousa Lara, esse brutamontes da cultura portuguesa?
    GED

    ResponderExcluir
  4. Adorei...
    assim como adoro
    Saramago...
    Parabéns
    Leca

    ResponderExcluir
  5. Olá, quanto a questão das manifestações referente a morte de Saramago, e a questão de sua escrita ser de difícil entendimento, acredito que existe o " leitor ", e o " ledor ". A escrita de Saramago realmente é difícil, mas acredito que é possível acostumar à seu modo de escrever logo nas primeiras páginas, pois sua narrativa é envolvente; sempre um parágrafo, embora longo, dá iniciativa à um outro...que por sua vez, remete se ao anterior.
    Uma perda realmente grande, fará muita falta na Literatura. Um escritor que fará falta, e deixa saudades aos que conhecem suas obras, e àqueles que virão conhecer.
    Muito legal sua postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir