sábado, 26 de junho de 2010

AS SEM-RAZÕES DA PAIXÃO

Gerana Damulakis


Nem me pergunte sobre ela, sobre ele, sobre ambos. Não sei de nada. Para explicar as razões de uma paixão que não se realiza são precisos conhecimento e muito mais arte que qualquer psicologia possa achar factível nas palavras. No poema “As Sem-Razões do Amor”, Carlos Drummond de Andrade dá um show de entendimento e a última estrofe coroa o poema, coroa o sentimento, de forma única e, para dizer melhor, de forma completa. Trata, porém, do amor. Paixão é outra coisa.
Aqui, no entanto, não há palavras, versos, estrofes. Aqui há a paixão. Certo é que por vezes arrefece, depois volta. Nunca se tocaram, nem me pergunte qual a razão, mais uma vez garanto não saber. Um dia, faz anos, ele disse que teve uma paixão enrustida por uma amiga e em oportunidade surgida, não criada, calhou de ficarem a sós. Não trocaram uma palavra sobre sentimento ou sobre tesão, apenas se tocaram. Deste toque foram direto para um amasso total. Grudaram. Tinham represado muito desejo. Bastou tocar e explodiu. Excitante, claro que é excitante.
Pensando direitinho, acho que ele contou a historinha já sabendo que ela ficaria excitada, tentada a fazer igual, e a guardaria para sempre na memória. Não deu outra. Ela guardou na memória. O que intriga é a razão da paixão no ar entre os dois. Da parte dela, acho que vem da admiração, da maneira que ela imagina que ele sente as coisas da alma. Da parte dele, não vejo qual razão poderia ser; talvez física, talvez a expansividade dela seja atraente. Quem pode atestar as sem-razões da paixão?
Os anos foram passando e nada fora acrescentado ao suposto romance. Estava ali, entretanto. Estava ali o desejo. Ele ia envelhecendo, ela também obviamente. Mas ele tem duas décadas na frente dela e seu envelhecimento é mais visível nesta etapa da vida. Os pés-de- galinha ao redor dos olhos dele estão tão profundos. O olhar, todavia belo. No total, porém, ele não emanava atração, não tinha qualquer parte ou detalhe sensual. E como despertava essa coisa invisível e poderosa? Ela fica toda contente quando sente isso. E nem pensa em explicações. Quem pensa sou eu, quem matuta razões sou eu.
Um dia tudo retorna, a tensão no ar, ele sem as rugas no rosto, só a poesia na alma. Ela, querendo flutuar nas nuvens, nas nuvens – lugar onde apenas a paixão é capaz de nos colocar. Ela entra no escritório dele, fala coisas inteligentes, tenta impressioná-lo, tenta reter aquele olhar de admiração que voltou e, pronto, ela está totalmente enamorada outra vez. Ele pensa bastante no que não houve. Não sei se pensa no que pode haver. Será? Ele está velho e ela está velha. Continuamos sem entender as razões da paixão. Ano entra, ano se vai. E a vida está passando. Mas nós, seguramente, nos apaixonamos.



Ilustração: O beijo, de Henri de Toulouse-Lautrec.

5 comentários:

  1. Pois muito bem disseste, Gerana, as sem-razões da paixão...
    afinal, que importam os porquês? importa é que queima em chama eterna, hora mais branda, hora mais alta, mas não se extingue.
    gostei muito!

    abraço pra ti

    ResponderExcluir
  2. Gerana, mas que bela escritora você está se saindo! Gostei muito. Agora, quero ver mais. Não vale parar :)

    ResponderExcluir
  3. Do livro De Verdade, do Sándor Márai: "Não há sábio capaz de dizer por que um homem e uma mulher se juntam e por que depois se separam."

    ResponderExcluir
  4. Concordo inteiramente com 'Bípede', Gerana: és
    uma escritora e crítica literária de mão cheia!
    Gostei muito. Quanto à paixão, é mesmo um sentimento inexplicável, arrebatador. Não é
    apenas tesão, é muito mais...!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Concordo. É tudo inexplicável, o sim, o não,o ainda e o nunca mais. Para que explicar o que ocorre apenas para ser vivido?

    Abraço.

    ResponderExcluir