quarta-feira, 23 de junho de 2010

Profundamente




Sempre achei tão tristes esses versos de Bandeira, mesmo não tendo noção, quando os li a primeira vez - porque era menina - da saudade enorme que marcava a voz do poeta. Tempo passou, muitos se foram dos São Jões do passado, hoje eu sei dessa saudade.

(Manuel Bandeira)


Quando ontem adormeci


Na noite de São João


Havia alegria e rumor


Estrondos de bombas luzes de Bengala


Vozes, cantigas e risos


Ao pé das fogueiras acesas.


No meio da noite despertei


Não ouvi mais vozes nem risos


Apenas balões


Passavam, errantes


Silenciosamente


Apenas de vez em quando


O ruído de um bonde


Cortava o silêncio


Como um túnel.


Onde estavam os que há pouco


Dançavam


Cantavam


E riam


Ao pé das fogueiras acesas?


— Estavam todos dormindo


Estavam todos deitados


Dormindo


Profundamente.

Quando eu tinha seis anos


Não pude ver o fim da festa de São João


Porque adormeci


Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo


Minha avó


Meu avô


Totônio Rodrigues


Tomásia


Rosa


Onde estão todos eles?


— Estão todos dormindo


Estão todos deitados


Dormindo


Profundamente.

4 comentários:

  1. Também...achei bem triste...
    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  2. É triste.

    Como a saudade, que é triste!


    ##

    ResponderExcluir
  3. Hoje à tardinha, tentei comentar o poema. Não consegui. Porque no São João as minhas pessoas dormem, de verdade, profundamente, a que nele nasceu e que nele foi sepultada. E, às vezes, por mais que a gente vá levando, a gente se atrapalha e sofre o que está cansada de sentir.

    ResponderExcluir