quinta-feira, 17 de junho de 2010

Herança

O meu avô era agrimensor.
Herdei alguns de seus instrumentos
Misteriosos que eu tanto admirava.
Mas o seu teodolito foi vendido;
Percebi sua ausência no armário
Onde era guardado solenemente
(eu achava que teodolito
Tinha algo a ver com deus).

Mas ganhei réguas, trenas, esquadros,
Magníficos transferidores, prumo, penas
E esse estranho bípede: o compasso
Que anda em círculos.
Ah, sim: um tira-linhas incompreensível
Porque não as tirava, mas as ordenava,
Paralelas.
Aprendi a utilizar a todos.
Esqueci de mencionar um manual
Cheio de ilustrações de um mundo
Desconhecido e todo certinho,
Incluindo um retrato do desaparecido
Teodolito.

Deixei para o final da lista
O que de melhor o meu avô me legou:
Uma planta cheia de linhas e letrinhas,
Com um X longínquo, quase apagado,
Assinalando
Por onde desterrar os meus olhos.


















Mondrian - Pier e Oceano - 1914

2 comentários:

  1. Maravilhoso, já comentei no Diário Extrovertido. Quem não conhece, vai lá, porque é talento puro do Marcantônio.

    Abraço,
    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Deixou além da planta, o projeto e a obra pronta, literária e aberta em forma de Marcantonio.

    ResponderExcluir