quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Há algo de cidade em mim

Há algo de cidade em mim.
Há algo de todas as cidades dentro de mim que forma o que eu sou.
Passarelas de percepção, mensageiras de sua gente.
Das ruas, prédios, edificações, pontes, túneis, torres e postes são os cheiros, cores, vibrações, ruídos e ares o que as determina.
O que há de diferente na massa que pula carnaval da Barra à Ondina, Campo Grande à Praça Castro Alves, da massa que percorre frenética a Avenida Paulista ou que grita pelo Impeachment ou da massa que doura ao sol de Ipanema? São “as gentes” de seu lugar, é o povo ocupando um lugar que lhe pertence e que é feito desse mesmo povo.
E se andássemos na contramão do convencional, se parássemos para um banho de chuva às 18 horas, se vagássemos pelos “buracos” perigosos da cidade que é nossa? O perigo não somos nós? O ermo quem determina é a ausência de gente. Terrenos baldios, pessoas vazias, valores dispersos.
Há algo bem longe que também é nosso e há tanta coisa nossa que é de lá. O mundo é um ovo de codorna, uma azeitona pequena ou uma bola de gude. Está tudo ao mesmo tempo agora em todo lugar e cada um com sua peculiaridade.
Muita coisa se apropria. O turista se apropria e recria a cidade que não é sua de origem, mas que acaba voltando na mala e ficando em seu corpo como tatuagem. Toda experiência é riqueza, é troca. O que eu trago de uma viagem é também o que deixo por lá e às vezes sou tão estrangeiro no meu lugar...
Sou feliz em ser massa.
Massa corpórea.
Indivíduo
Massa de gente
Coletivo
Cidade
Coletividade

Bela rima!!!!

9 comentários:

  1. Somos todos urbanos, urbanóides e vivemos de trocas e, basicamente, é o que pretendemos aqui nessa grande geléia geral.

    ResponderExcluir
  2. "...e às vezes sou tão estrangeiro no meu lugar...".


    é o meu tamanho essa t-shirt ;)

    gostei.

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão. Somos muitos e somos um só! E em cada um de nós há uma mínima célula de
    todos, com suas características próprias, cada povo com sua Identidade, mas em permanente transformação.
    Gostei demais do seu texto: claro, fluente e gostoso de ler. Parabéns e obrigada por compartilhá-lo conosco.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Também há algo de cidade em mim, mas tenho de reconhecer que o bucólico é encantador e fascinante. Não pretendo virar hermitão, um lobo que percebe o mundo de cima de uma colina, prefiro um sótão privativo onde posso ter a opção de descer e subir. Muito bom o texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gostei também muito do texto. Principalmente o jogo de espelho, a inversão do perigo do vazio de dentro, do perigo do cheio de vazios e buracos da cidade e das pessoas.
    Muito bom mesmo.

    Maia, com que então posso chamar-te de Lobo da Estepe???

    Um abraço
    Marie

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes, me pergunto qual o tamanho da cidade que vive em mim.

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais do seu texto. Que bom vê-lo aqui também.

    ResponderExcluir
  8. Me dei conta que há muito de campo aberto em mim. Deve ser por isso que o interior, em geral, me dá arrepios.

    ResponderExcluir