sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Assim falou T.S. Eliot em Burnt Norton


O tempo presente e o tempo passado
Estão ambos talvez presentes no tempo futuro
E o tempo futuro contido no tempo passado.
Se todo o tempo é eternamente presente
Todo tempo é irredimível.
O que poderia ter sido é uma abstração
Que permanece, pérpetua possibilidade,
Num mundo apenas de especulação.
O que poderia ter sido e o que foi
Convergem para um só fim, que é sempre presente.
Ecoam passos na memória
Ao longo das galerias que não percorremos
Em direção a porta que jamais abrimos
Para o roseiral. Assim ecoam minhas palavras
Em tua lembrança.
Mas com que fim
Perturbam elas a poeira sobre uma taça de pétalas.
Não sei.

8 comentários:

  1. A atemporalidade e o roseiral que raramente
    percebemos...! Quando e se o percebemos.
    Lindo e nostálgico e triste.

    ResponderExcluir
  2. Se vc soubesse como eu trago estes versos dentro de mim: vivo dizendo 2 ou 3 deles, em certas circunstâncias.

    ResponderExcluir
  3. Gerana, a primeira vez que li esses versos foi por acaso em uma revista de ciências, estudando para o vestibular. Foi inesperado e mágico. Daí grudaram em mim. Também vivo com eles. São importantíssimos na minha história e é a eles que recorro sempre que preciso de um pouco mais de solidez.

    ResponderExcluir
  4. Tarde, toda a obra do Eliot é magnífica, mas esses versos são únicos e inigualáveis.

    Cirandeira, esses versos guardam o segredo de existir.

    ResponderExcluir
  5. É lindo o poema.
    Conheço tão pouco Eliot.
    Mas o que conheço é assim.
    Ele vivia meio atormentado com estas questões dos segredos do existir.
    Você viu o filme que fala dele e da mulher??
    É deles não é? Ou estou viajando. Não lembro ao certo o nome. Acho que em português era Vivi e Tom.

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe...!?

    Antes que me esqueça: essa imagem do blog é belíssima, LUMINOSA, IRRADIANTE!
    Obrigada, "Tarde"

    ResponderExcluir
  7. Cirandeira, também achei luminosa. Pelo que entendi, a fotografia foi tirada por ele também!

    ResponderExcluir