domingo, 22 de agosto de 2010

SARKOZY ATACA, OUTRA VEZ

Mais uma vez, Sarkozy tenta desviar a atenção, dos franceses e do mundo, de seu governo maculado por algumas falcatruas. Desta feita, expulsou ciganos do país, em mais uma manifestaçao de inegável racismo. Talvez esta notícia, alvissareira para um certo grupo da França ( Le Pen e seu séquito, por exemplo ), consiga ocupar páginas de jornais que deveriam estampar o envolvimento de seu Ministro Eric Woerth e a mulher mais rica do país, Liliane Bettencourt em negociatas de privilégios esoeciais. Vale lembrar que Hitler considerava os ciganos e os negros, além dos judeus, é claro, pessoas indignas de habitarem a Alemanha. Sarkozy - que é judeu - percorre agora o mesmo caminho do ditador. Como diria Appolinaire, "les jours s'en vont, je demeure ". É uma possível leitura do refrão de " Le Pont Mirabeau ", considerada a interpretação ao pé da letra.

4 comentários:

  1. amanha de manhã os jornais portugueses vao estar cheios destas noticias. não chega o nosso mal, ainda vêm contar os dos outros. mas pronto, já estou preparado com esta pré noticia ;)

    as aventuras de um empregado gourmet

    http://ohpirussas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O que está acontecendo com o mundo?
    Tenho visto tanto retrocesso?

    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  3. Leca:

    Está acontecendo o que sempre aconteceu, mas hoje, dada a profusão de mídias, estes fatos foram se banalizando. O que será amanhã ?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, no excelente "Eichmann em Jerusalém", Hannah Arendt - que era judia -- disse que antes da segunda grande guerra as nações européias discutiam de forma explícita o "problema judaico" e como resolver essa questão. Uma das alternativas cogitadas era transferir os Judeus para a ilha de Madagascar. Hitler, como se sabe, levou o assunto bem adiante. Isso pouco se comenta, mas os ciganos foram massacrados por Hitler. Talvez a Europa esteja acordando agora para o "problema cigano" e esse tipo de preconceito étnico é muito perigoso. E os precedentes já existem.

    ResponderExcluir