terça-feira, 17 de agosto de 2010

Camila Camila


Camila, Camila

Nenhum de Nós

Depois da última noite de festa
Chorando e esperando amanhecer
As coisas aconteciam com alguma explicação
Depois da última noite de chuva
Chorando e esperando amanhecer
As vezes peço a ele que vá embora

Camila, Camila

Eu que tenho medo até de suas mãos
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega
E eu que tenho medo até do seu olhar
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega

A lembrança do silêncio daquelas tardes
A vergonha do espelho naquelas marcas
Havia algo de insano naqueles olhos, olhos insanos
Os olhos que passavam o dia a me vigiar, a me vigiar

Camila, Camila

E eu que tinha apenas dezessete anos
Baixava minha cabeça pra tudo
Era assim que as coisas aconteciam
Era assim que eu via tudo acontecer

Camila, Camila

Esta música foi composta por Carlos Stein / Sady Hömrich / Thedy Corrêa, gravada por Cazuza, Nenhum de Nós, entres outros artistas dos Anos 80.

A letra é algo pra se pensar, há vários pontos de vista;
Há aqueles que dizem que Camila é um homem, e que foi abusado sexualmente por outro homem.
Há aqueles que dizem que Camila é o próprio agressor.
Há quem diga, que o agressor é amigo da vítima, e que o abusa sexualmente depois de uma bebedeira de festa.
E há quem diga, que Camila é uma garota que sofrera abuso sexual, e cometera suicídio.

Enquanto pesquisava sobre, encontrei esta nota em que o vocalista do Nenhum de Nós, Thedy Corrêa fala sobre a música "Camila, Camila", e que desmente todas as hipóteses, porém, intencionalmente ou não, o texto é excelente, e serve como reflexão.

"A música (Camila, Camila do disco Nenhum de Nós) veio de uma história real de uma menina que a gente conhecia na época (1985). Ela estava passando por uma situação de abuso e violência com o namorado. Mas nosso discurso é subliminar e por isso não é pesado. Acho importante num país como o Brasil fazer músicas desse tipo. Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente. Na real, acho que ninguém fala de abuso porque não vende. A questão está no que cada um acredita e quer."

Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós

Texto extraído da matéria Dormindo com o inimigo, publicada na edição 25 da Revista MTV. Maio/2003.

DIGA NÃO A VIOLÊNCIA !!!!

3 comentários:

  1. show. adorei o ponto de partida da reflexão. é bem verdade que o abuso não vende, se é assim, que declaremos em voz alta mesmo, sem cunho mercadológico em benefício de vidas!

    grande bj, fernand's

    ResponderExcluir
  2. Ale...
    nos 80's eu escutava essa música e a achava muito triste...
    mesmo com essa melodia...alegre...
    a voz do Thedy sempre me pareceu um grito...e eu não gostava tanto dessa música...me dava medo...
    Um dia você me mostrou essa música...lembra...?
    E...agora...essa música ainda dói...
    dói ainda mais...com a sua pesquisa...
    e com a certeza de que ela se trata de um grito de socorro mesmo...
    Outro dia mesmo...eu li um artigo que dizia assim...A grande maioria dos abusos e violências...praticados contra a mulher...têm como agente agressor...alguém bem próximo...marido...namorado...etc...
    e que hoje no Brasil...70%...das mulhers...acabam voltando para os agressores...retiram a queixa...e voltam...para essa triste dependedência...

    Adorei...Ale...
    Basta...de violência...
    de qualquer tipo...
    física...
    psicológica...
    social...

    MAIS AMOR POR FAVOR...

    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, meninos.
    Que nosso grito seja um único grito,
    Não à violência!!
    Obrigado pelo carinho...

    ResponderExcluir