quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Involução da Educação.

Após ter enviado um artigo que li e está comigo já por algum tempo, enviei para alguns amigos. Um deles, médico veterinário me respondeu com o comentário abaixo. Estou postando no Mínimo Ajuste, pois ao reler o Artigo, percebo que é atual, preocupante, interessante. Comentário de Dr. Miguel Namur:
"Quero parabenizá-la pelo email. Antigamente quando os Pais repreendiam os filhos eram elogiados; hoje segundo os "especialistas" podem causar traumas irreversíveis. Meu Deus onde vamos parar. Não estou falando de violência, mas impor limites. As crianças ou jovens precisam da ajuda de seus Pais."
Artigo: A Involução da Educação.
Por: José Mauro S. Lima -Viçosa - MG
Antigamente se ensinava e cobrava: tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e Comerciais, e se se cantava o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciarem as aulas.
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa R$. 0,80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava dar-lhe a mesma explicação que lhe dei e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução/involução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
()R$ 20,00 ()R$ 40,00 ()R$ 60,00 ()R$ 80,00 ()R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.  Está certo?
() SIM () NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
()R$ 20,00 ()R$ 40,00 ()R$ 60,00 ()R$ 80,00 ()R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:  Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
OBS: (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social, não precisa responder.)
()R$ 20,00 ()R$ 40,00 ()R$ 60,00 ()R$ 80,00 ()R$ 100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
A pergunta seguinte vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo anda 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
PARA MEDITAR:
 "Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive... "
Precisamos começar JÁ! Se a Educação não tiver uma mudança radical... As nossas crianças...
Artigo interessante concordam?
Com interesse genuíno,
Sílvia

3 comentários:

  1. Sil...
    o ensino de hoje...me entristece...
    a família de hoje...me desespera...
    Parece que os valores estão trocados...
    Parece que ninguém sabe mais como agir..

    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho esperança no ensino...
    Trabalho com crianças e educadores das séries iniciais...
    Não é fácil, mas precisamos confiar na capacidade do ser humano...

    Ótimo texto!
    Não adianta desacreditar... não colabora com nada... é preciso encorajar, apesar dos pesares...


    Álly.

    ResponderExcluir