quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mulheres que lêem são perigosas


Um querido amigo - um querido amigo? - sim, um queridíssimo amigo, oferereceu-me, pelo aniversário, um livro com o título deste post. Na página 147 encontra-se esta fotografia de Marilyn a ler Ulisses. O texto que acompanha a fotografia de Eve Arnold, reza assim:


«A pergunta é quase inevitável: "Ela leu ou não leu?" Marilyn Monroe, a sex symbol loura do século XX leu o Ulisses, de James Joyce, um ícone novecentista da cultura intelectual e o livro que é para muitos o maior romance moderno, ou estava apenas a fingir?
Porque, como atestam outras imagens da mesma sessão fotográfica, é o Ulisses que Marilyn aparece a ler aqui.
Richard Brown, um professor de literatura, quis tirar o caso a limpo. Trinta anos depois da sessão fotográfica, escreveu à fotógrafa, que devia saber a resposta. Eve Arnold respondeu que Marilyn já estava a ler o Ulisses quando se encontraram. Marilyn tinha afirmado que lhe agradava o estilo do livro; que o leria em voz alta para o compreender melhor, mas que era difícil. Antes da sessão, Marilyn estava a ler o Ulisses enquanto Arnold preparava a película. E Foi assim que ela foi fotografada. Não precisamos alimentar a fantasia do professor e imaginar que Marilyn continuou a ler Ulisses, se matriculou numa faculdade e abandonou a sua vida de estrela de cinema para aprofundar os seus conhecumentos acerca de Joyce e que, já como professora reformada, recordou os dias fascinantes da sua juventude. Mas podemos seguir os conselhos do professor e ler o Ulisses como Marilyn fez: não de seguida, do princípio ao fim, mas episodicamente, abrindo o livro em páginas diferentes e lendo pequenos trechos. Talvez chamássemos a este modo desorganizado de ler o "método Marilyn". Seja como for, o professor Brown recomenda-o aos seus alunos.»

4 comentários:

  1. Marta, não posso acreditar que o Arthur a tenha amado apenas pelo rebolado *risos*.

    Sobre o título, as mulheres seriam perigosas em que sentido? O autor tem medo de que exatamente? De cair de amores por alguém a quem valha a pena amar?

    ResponderExcluir
  2. Vou adotar o Método Marilyn para ler alguns livros... gostei da idéia.

    ResponderExcluir
  3. Texto, imagem lindíssimos! Parabéns!
    Que tal pedir para ele ler "Nunca lhe prometi um Jardim de Rosas"?
    Beijos carinhosos
    Sílvia
    http://www.silviacostardi.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, desconhecia totalmente esse episódio.

    ResponderExcluir