sábado, 31 de julho de 2010

Alphonsus de Guimaraens - Hão de chorar por ela os cinamomos



Hão de Chorar por Ela os Cinamomos...

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — "Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria.. . "
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

Alphonsus de guimaraens, poeta simbolista, nascido em Minas Gerais em 1870, seus poemas privilegiam temas como o amor, morte, e a religião.
Aos 18 anos, perde sua noiva, Constança. Seus poemas, ou grande parte deles são dedicados a ela e a esse amor interrompido.

4 comentários:

  1. Que triste, Alexandre. Esses amores que terminam antes que cheguem ao final.

    ResponderExcluir
  2. Triste mesmo, mas estão por aí, aos montes....
    Beijo e valeu pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Ale...
    Hoje revi uma frase...
    "Um amor perdido ainda é amor"
    e eu que às vezes me pergunto ingenuamente...
    Para onde vai o amor quando ele termina?
    ...já tenho mais um sonho...
    ...já penso outra resposta...
    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir