segunda-feira, 26 de julho de 2010

Eu levo, ou deixo?

wikaricatura de Rui Barbosa



Conta a lenda, que certo dia, ao chegar em casa, Rui Barbosa (1849-1923)ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se lentamente do indivíduo e, percebendo que ele ía pular o muro com os seus patos, bradou-lhe:

- Oh bucéfalo anácrono!!! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência, que o vulgo denomina nada!

E o ladrão, confuso, pergunta:

- Dotô, resumindo...
eu levo, ou deixo os pato????

8 comentários:

  1. *gargalhadas*
    Tenho um amigo que fala um pouco assim, na maior seriedade. Tenho sempre de fazer enorme esforço para entender o que ele está dizendo e para não ter um ataque de risos.
    Adorei! :)

    ResponderExcluir
  2. Cirandeira...
    Rui Barbosa...era lendário...
    Ano passado eu fui para o Rio e fui visistar a "Casa de Rui Barbosa"...que virou um museu...
    é linda...enorme...
    fiquei imaginando...ele...no seu enorme jardim...falando esse português...
    que ninguém entende...
    POde?

    Beijos
    Cirandeira...
    Beijos
    da
    Leca

    ResponderExcluir
  3. Achei esse episódio hilariante. A imaginação e
    a criatividade dos brasileiros é realmente fora
    de série, de um senso de humor impressionante...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cirandeira: Isso não é coisa de braileiro. É coisa de Rui Barbosa.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que é lenda, talvez a primeira das lendas urbanas... Mas Rui inteiro é lenda.

    ResponderExcluir
  6. Paulo, sinto muito!, mas o Rui Barbosa não tinha este senso de humor, não! Não fui eu que
    "inventei" que o brasileiro é extremamente criativo e irônico, não...É uma evidência percebida até por historiógrafos.

    Pois é, Tarde, não sei se foi a "primeira das lendas urbanas"(acredito que não), mas sei que
    elas são criadas pelo povo...

    ResponderExcluir