sexta-feira, 16 de julho de 2010

Curso de audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. É, portanto, também definido como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, onde o signo visual é transposto para o signo verbal. Essa transposição caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Como o próprio nome diz, um conteúdo audiovisual é formado pelo som e pela imagem, que se completam. A audiodescrição vem então preencher uma lacuna para o público deficiente visual.


“Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais 1000 palavras.” Marco Antonio de Queiroz, cego, autor do site Bengalalegal, em entrevista sobre sua participação como jurado do Festival de Cinema Assim Vivemos 2007.

1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso? promoverá o curso de Audiodescrição, ministrado pela Profº Drº Eliana Franco, do grupo de pesquisa da TRAMADAN/UFBA, como uma das principais atividades vinculadas ao evento.

O curso é uma atividade extra com valor de investimento de R$ 50,00. Os interessados podem participar do curso sem obrigatoriamente participar das outras atividades do Encontro.

O TRAMADAN (Tradução, Mídia, Áudiodescrição e Dança) é um grupo de pesquisa da UFBA, e o primeiro no Brasil, a se dedicar ao estudo sistemático e implementação da acessibilidade audiovisual para cidadãos deficientes visuais através da audiodescrição, uma modalidade de tradução audiovisual. Pioneiro em audidescrição de espetáculo de dança junto ao Grupo X de Improvisação em Dança. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Eliana Franco (especialista em tradução audiovisual), vice-coordenado pela Me. Sandra de Farias e conta com a participação de outros pesquisadores da UFBA como a Prof. Dra. Fafá Daltro.

Curso de Audiodescrição:
Dia: 08 de Setembro
Hora: 09h as 12h e 14h as 17h
Valor: R$ 50,00

Um comentário: