sexta-feira, 16 de julho de 2010

Meninos eu vi: Crepúsculo



Um Filme de Geração



Nas livrarias têm sempre uma parte dedicada aos temas de vampiro. O assunto virou moda entre os adolescentes no Brasil e no mundo de hoje. Confesso que nunca me encantei pelo tema por conta de um certo preconceito que tenho sobre alguns assuntos modais. Pois ontem, por acaso, na tv a cabo, depois de assistir ao final do primeiro tempo de Palmeiras e Santos resolvi dar uma zapeada e estava começando o primeiro filme da saga Crepúsculo (Twilight) e assisti até o final. O filme é muito bem feito, prende o espectador, é um romance-ficção-suspense e os dois atores principais a bonitinha Kristen Stewart como Bella e o estranhíssimo vampiro Robert Pattinson como Edward, estão muito bem em seus papéis.

Esse é um filme de geração, assim como foi 9 1/2 Semanas de Amor com a Kim Basinger e Mickey Rourke nos anos 80. A diferença é que a relação de Kim e Mickey era de muito colorido, sexo, fetiche e erotização. Na relação entre Bella e Edward existe erotização, mas é tudo cinza, escuro, dark e os dois não podem praticamente se tocar, apesar de se quererem muito - é o que eles mais querem --, porque o vampiro talvez não possa se controlar e isso pode ser fatal para Bella.

A vida tem dessas coisas. E essa talvez seja a grande graça de viver. Aquilo que antes era preconceito virou conceito e positivo. Recomendo para quem não viu. Podem achar babaca, estúpido, oco  e o escambau, mas vejam antes de comentar, até mesmo -- e sobretudo -- para entender o comportamento e os gostos dos adolescentes.

6 comentários:

  1. Pois é. Eu também tinha um preconceito com essas histórias muitos badaladas, da "moda". Nunca gostei de vampiros. Até ler o primeiro livro da série. Aquilo me prendeu de uma meneira inexplicável, eu vivi aquela paixão sombria como se fosse minha... Hehe... Só não li o último livro, e estou no segundo filme.

    E hoje nem tenho mais vergonha de dizer: chego a ter inveja de Bella Swan por ter vivido algo assim :)

    Beijo, Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Maia, esse eu passo. Vampiros nunca foram a minha praia de sedução. Gosto mais de quem se integra com a natureza selvagem e atravessa um deserto ou uma floresta. O mundinho adolescente é muito chato, os adolescentes são muito chatos. Então, dessa cota, carrego só a que for inevitável.

    ResponderExcluir
  3. Os adolês existem, fazem parte da nossa vida, é preciso conhecê-los. E talvez, por isso, eu vi o filme. E não achei ruim. Sorry!

    ResponderExcluir
  4. Maia, não se desculpe. Se você gostou, deve ter algo interessante. Eu é que não tenho paciência :)
    BF

    ResponderExcluir
  5. Bípede, interessante é o mecanismo da paixão nesses filmes. Os vampiros, lobisomens e outros bichos do além são meros panos de fundo.

    ResponderExcluir
  6. Maia...
    Vampiros...sempre foram...um mix...
    de terror e sedução para...
    desde o dia em que assisti ao filme...
    "Garotos Perdidos"...nos anos 80...
    amava esse filme...
    depois assisti "Entrevista com o vampiro"...
    e minha vida foi ficando mais vampiresca...
    Confesso não ter lido e nem ter assistido...a esse filme...quem sabe agora não me animo...
    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir