sábado, 5 de junho de 2010

Anjo dorminhoco

Uma amiga me contou uma história e isso sempre me assombrou. Ou me fez bem, não sei ainda. Disse que na sua infância, para que arrumasse a cama, a mãe dizia que os anjos da guarda eram preguiçosos e preferiam sempre ficar entre os lençóis e cobertores ao invés de sair para a rua. Por isso, era preciso semprea arrumar a cama ao acordar, para ter certeza de que seu anjo estaria ao seu lado. Achei a história tão linda... Mas nunca soube disso, quando criança. E sempre fui tão ávida de rua, de brincadeiras, de vida, que saía sempre sem arrumar o quarto. Na verdade, na infância, nunca tive um quarto meu para arrumar. E lençóis e cobertores eram poucos e eram compartilhados com irmãos. De modo que nem sei como os anjos de crianças pobres resolvem isso. Mas sei que até hoje, para ter energia de arrumar a cama assim que acordo, é preciso que eu esteja com medo, com algum pressentimento. E esteja precisando do meu anjo bem acordado. E lá no fundo, ainda acho que os anjos podem não conhecer esta história. E podem ter outro sistema. E de vez em quando, os anjos ficam dormindo entre os lençóis e cobertores que deixamos. Imagino que será assim, quando eu morrer: meu anjo vai chegar, já meio atrasado, e vendo me ali, sem chance de retorno à cama, aos brinquedos, aos lençóis, vai se sentir culpado por ter sentido uma vontade danada de dormir, só mais um pouquinho.

2 comentários:

  1. Muito linda a história e eu também não conhecia. Mas tenho certeza que seu anjinho sempre esteve a seu lado... rsrsr. De qualquer forma, vc escreve muito bem. Uma leitura agradável e cheia de sensibilidade.
    Convido-a para tomar um chocolate comigo. Seria um prazer.
    Um domingo delicioso pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa história/lenda. Bonita. Delicada. Já, eu tenho enorme prazer em arrumar a minha cama por prazer e pronto. Aliso os lençóis como se alisasse a minha pele. Sei lá. Deve ser porque gosto de dormir. Quando acordo, fico grata a minha cama querida.

    ResponderExcluir