domingo, 3 de outubro de 2010

Marina Silva


No momento em que escrevo, e contados 95% dos votos, Marina Silva alcançou 20% dos votos; fica pelo caminho, mas ajudou a impedir a vitória imediata de Dilma Rousseff. Sempre apreciei em mim mesmo uma certa queda para os improváveis, de que esta mulher, com a sua história, é um excelente exemplo.
[O meu comentário não é político: é uma manifestação de admiração pelo percurso de vida desta mulher.]

6 comentários:

  1. Um percurso que muita gente fez, mas abandonou pelo caminho e está aí a resposta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Para abandonar pelo caminho, é melhor não começar. Nada é pior do que criar falsas esperanças nos outros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, votei nela. Aqui no sul teve 11% de eleitores. Poucos, mas dava para ver quem éramos porque nos vestimos de verde como ela havia dito. Ela é tão bacana que, ontem à noite, depois dos resultados, sorria, sorria de verdade. O que ela conseguiu de votos, diante das circunstâncias, do partido que vem e, principalmente, por manter-se ética acima de qualquer coisa, é de aplaudir de pé.

    ResponderExcluir
  4. O que a Marina obteve de conquistas e através de uma luta renhida contra as circunstâncias, é um patrimônio pessoal inalienável. Altamente elogiável. Mas, ocorre que o ser que elogiamos é inseparável de sua atuação política. Percursos são soma de seguimentos, e, portanto relativos. Muitos desses que "abandonaram" o caminho viveram enfrentamentos pelos quais a Marina ainda não foi testada. O Lula mesmo já foi a "marina" de ontem. Nossos incensamentos incondicionais é que propiciam certas decepções, fruto de nossa carência voluntarista de mitos e messias. Nossa ingenuidade acerca do que é ética, nos põe facilmente em posição de negação, mais cômoda do que uma postura verdadeiraramente crítico-compreensiva, ou mesmo afirmativa. Nossa visão da política ideal é hagiográfica, se não há santos não há também remissão da nossa sociedade.
    Prefiro aguardar para julgar outros seguimentos futuros desse percurso, ao menos no que se refira à vida política. Vejamos aí para onde sopram os ventos marinhos...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bípede,
    presumo que no Sul a Dilma leva vantagem, pois joga em casa - seriam poucos, tudo bem, mas certamente bons! ;)

    Carlos,
    com um percurso de vida como o que tem, só pode ser uma grande mulher.

    Marcantonio,
    referia-me, como salientei, ao percurso de vida, mais do que estritamente ao político. O político, evidentemente, faz parte do percurso de vida, mas é apenas uma parte daquele. O político parece-me, até ver, coerente; o de vida é grandioso e admirável.

    Abraços.

    ResponderExcluir