sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fósseis contrabandeados são leiloados em Paris

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fósseis contrabandeados são leiloados em Paris

A Casa de Leilões Sotheby´s negociou, em Paris, 11 lotes de fósseis brasileiros que, segundo o órgão do governo federal que autoriza as extrações, saíram de forma ilegal do País. O escritório regional do Departamento de Produção Mineral (DNPM), a quem cabe a fiscalização sobre a retirada e comercialização de fósseis do Cariri, recebeu com surpresa a informação. A denúncia foi feita pelo jornal Folha de São Paulo, detalhando que, além de insetos, peixes e plantas, o conjunto tinha um valioso crânio completo do pterossauro brasileiro Ludodactylus sibbicki, o único conhecido com cristas e dentes.

Todas as peças são da Chapada do Araripe, um complexo paleontológico reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O chefe do escritório do DNPM em Crato, Artur Andrade, afirma que um dos principais responsáveis pelo contrabando de fósseis na região é o alemão Michael Schwickert, que já foi processado pela Polícia Federal. Artur atribui a ele o carregamento de fósseis levado para Paris. Ele adverte ainda que a venda de fósseis é proibida. No entanto, é fácil encontrar sites na Internet que vendem fósseis do Cariri, como algumas páginas da Alemanha e da Inglaterra. O Governo Federal tenta recuperar, mas os pesquisadores sempre têm uma desculpa.

Os fósseis de pterossauros são os mais cobiçados. O Cariri tinha, pelo menos, 18 espécies deles. Atualmente, o museu ainda não tem nenhum fóssil de pterossauro inteiro, afirma a pesquisadora Maria Helena Hessel, que coordenou primeiro curso de Paleontologia.

A reportagem da Folha de São Paulo relata que a origem das peças brasileiras não consta no catálogo oficial do leilão e nem no site do evento. O material se resume a propagandear a "beleza única" dos fósseis. Procurada pela reportagem da Folha, a responsável pela filial francesa da Sotheby´s não se manifestou sobre a origem do acervo. A Sotheby´s no Brasil disse não ter informações específicas sobre as peças, mas afirmou que, provavelmente, elas fazem parte de alguma coleção muito antiga e, por isso, pode ser mais difícil identificar sua origem.

Para especialistas, afirmar que os fósseis foram encontrados antes da promulgação da lei é apenas uma desculpa para dar "aparência de legalidade" ao contrabando. "O pterossauro leiloado só foi descrito na década de 1970. Ninguém teria encontrado um fóssil inédito tão bem conservado e, simplesmente, ´guardado no armário´ para vender 70 anos depois", disse Felipe Monteiro, mestrando da Universidade Federal do Ceará (UFC), que participa de projetos no Araripe.

Segundo Alexander Kellner, especialista em pterossauros do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os fósseis foram encontrados na chamada formação Crato, que só começou a ser explorada muito depois da regulamentação. "Infelizmente, a saída de fósseis é um problema antigo. O Brasil perde verdadeiros tesouros. Agora, para estudar uma espécie nacional, os pesquisadores precisam ir para o exterior", afirmou. Ele acredita que os contrabandistas têm "certeza da impunidade" no Brasil. "Falta fiscalização e, principalmente, faltam verbas para que os pesquisadores brasileiros desenterrem essas relíquias", comenta Kellner.

Fonte: Reportagem Antonio Vicelmo/ Caderno Regional/ Diário do Nordeste

originalmente publicado AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário