sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conselho de Educação Considera Racista Obra de Monteiro Lobato


Deu no Globo:

O livro "Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato, um dos maiores autores de literatura infantil, pode ser barrado nas escolas públicas. Segundo o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) a obra é racista. A alegação foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE e foi feito a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. O parecer do CNE será avaliado pela Secretaria de Educação Básica e a decisão final cabe ao Ministério da Educação (MEC). O livro já foi distribuído pelo próprio MEC a colégios de ensino fundamental pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE).
Em nota técnica citada pelo CNE, a Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC diz que a obra só deve ser usada "quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil".


Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narras as aventuras da turma do Sítio em busca de uma onça-pintada. Conforme o parecer do CNE, o racismo estaria na abordagem da personagem Tia Nastácia e de animais como o urubu e o macaco.

Um dos trechos da obra que sustenta a argumentação do CNE diz: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão". Outro diz: Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens." De acordo com Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora do parecer, o livro deve ser banido das escolas ou só poderá ser adotado caso a obra seja acompanhada de nota sobre os "estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura".

4 comentários:

  1. Carlos Eduardo,

    Quer saber? Acho tudo isso uma imensa hipocrisia, uma coisa horrorosa. Cresci em meio a Monteiro Lobato, li e reli todos os seus livros dezenas de vezes, aprendi com eles, sonhei com eles, viajei com eles, me diverti, me entristeci e principalmente me foram grandes incentivadores dessa arte fantástica chamada literatura.
    Acho um absurdo situações como essas. Os livros eram escritos com naturalidade, um retrato da época. E eram lidos (sempre o foram) da mesma forma.

    Beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Carla...concordo com você...
    Também cresci com os personagens do Sítio...
    e só me fizeram bem...

    Se isso fosse válido...teríamos que mudar quase toda literatura...nacional e estrangeira...

    Beijos
    Gostei de pensar sobre o tema desse post...

    ResponderExcluir
  3. Se a literatura for descontextualizada completamente da época em que foi escrita, está acabada porque todo escritor revela a moral, os valores e os defeitos da sua época.
    Eu adoro o Monteiro. O primeiro livro que li dele foi A Chave do Tamanho, que, ao contrário do que acontece com as personagens, aumentou-me gigatescamente!

    ResponderExcluir
  4. É claro que isso é uma babaquice! Isso nada mais é do que uns “idealistas”, defensores de raças – conceito científico, antropológico e biológico inexistentes –, bocós tentando fazer com que sejam notados (se aparecer na mídia).

    ##

    ResponderExcluir