terça-feira, 13 de novembro de 2012

Fábulas Para a Reconciliação



"A primeira fronteira que o homem gerou foi a que nos separou dos animais. Para substituirmos esta separação, criamos fábulas, canções e filmes. Neles, os animais voltavam para nos trazer lições de humanidade. Amadurecemos e negamos essas lições, nos colocamos como reis da existência. A relação com os animais é uma sabedoria africana. Passa longe de ingenuidade. A linha divisória entre humano e não humano é osmótica. O homem pode ser leão e o leão pode ser homem. A fronteira entre animal e humano deve se redesenhada. Ela passa dentro de nós. Precisamos de novas fábulas para nos reconciliarmos."

 – Mia Couto no Fronteiras do Pensamento Porto Alegre 2012 (12/11/2012)

2 comentários:

  1. Enquanto, ontem, acertava os ponteiros da minha seleta musical, os playlists da vida, Mia Couto falava no auditório sobre, sobre a vida, talvez.

    Talvez tenha falado sobre literatura, Africa, pessoas, animais,geografia. Infelizmente não sei, mas hoje fiquei sabendo porque as pessoas comentam e colocam suas impressões para todo mundo ver.

    Pois Mia falou sobre reconciliação que é uma palavra importante nos dias de hoje. E, de fato, falou sobre reconciliação.

    ResponderExcluir
  2. Um grande escritor.
    Um dos meus favoritos.
    Doce...
    Mas estou a caminho dos russos outra vez.

    ResponderExcluir