sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lixo Maravilhoso







Talvez tenha sido o filme mais bonito que assisti este ano. Confesso que  lágrimas correram dos olhos. Em 2009, no Rio de Janeiro fui no Museu de Artes Modernas ver a exposição de Vik Muniz, fiquei impressionado. Naquele ano foi filmado o  documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar 2011, mas não levou.

Vik Muniz é paulista  que foi cedo aos EUA e hoje mora em Nova York, seu estúdio é no Brooklin.  Ele talvez seja hoje o artista plástico brasileiro mais conhecido no mundo.

O filme praticamente se passa no aterro do Jardim Gamacho, em Duque de Caxias, RJ, é o lixão do Rio,  ao lado está a  favela dos catadores do lixão. Vik convidou alguns catadores, tirou algumas fotos  e fez ao lado um pavilhão.

 As fotos refletidas no chão do pavilhão foram preenchidas pelo lixo. E a exposição foi um sucesso. O lucro auferido com o leilão, em Londres,  das fotografias originais foi destinado aos catadores. Tudo isso está no filme. Recomendo.

Produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora britânica Lucy Walker, com participação na produção-executiva do diretor Fernando Meirelles e na trilha sonora do produtor de música eletrônicaMoby.


4 comentários:

  1. Deveria.
    O trabalho do Vik é maravilhoso.
    E o filme também.
    Aliás, vendo o filme, a gente vê o quanto o Vik é bacana.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse documentário. Vi-o no ano passado num cinema em Lisboa e desde então já o ofereci a várias pessoas. Aconselho vivamente. Humilde mas a colocar as pessoas ao lado da arte (não abaixo, nem acima ... a arte quando nasce é para todos)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela Indicação! :D

    Tentarei vê-lo...

    Um belo dia pra vc!

    ResponderExcluir