sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Uma invasora no Olimpo

 “Reclamam, porque eu não falo de amor. Mas então não leram Homero... Eu quis chegar no miolo das coisas. Já fiz duas leituras para auditório de jovens e eles gostaram muito. Isso me deixa reconfortada. Mas, infelizmente, nossos especialistas ainda têm uma visão muito olímpica da poesia. (...) Mas é a velha história: é melhor que falem mal, mas falem de mim. Eu preciso de dinheiro para viver. Minha vida é um retrato da vida dos aposentados do Brasil. E a vida dos poetas no País. Eu queria ser mais enxuta, queria escrever poemas exemplares à moda de Brecht. Sei que não agrada, porque a moda hoje é o barroquismo. A moda é escrever como o Alexei Bueno. A moda é ser difícil. É um fenômeno sociológico e não adianta discutir com os fatos da sociologia. Não quero ir contra ninguém, só quero escrever meus poemas. (...) Eu sou pequena, pobre mulher que escreve uma poesia boa, mas, coitada, não é do meio. Não tenho família, não tenho bens, não freqüento os lugares chiques. É como se eu estivesse invadindo o Olimpo.
 -Orides Fontela-
 A declaração, feita muito próxima do fim da vida, revela uma Orides consciente de seu valor como poeta (detestava ser chamada de poetisa) e resignada em sua pobreza material ­– condição de berço que nunca conseguiu reverter: “o maior bem possível é a poesia”, disse certa vez em uma entrevista.

Em 1998, andava preocupada com a publicação de Trevo (obra que reúne seus quatro primeiros livros) na França. O meu sonho mais infantil é ser traduzida. O que é uma bobagem completa. Mas ser internacional deve ser muito gostoso”.

Orides Fontela (1940-1998) considerada um dos nomes mais importantes da poesia brasileira contemporânea.
 
Obras publicadas no Brasil
Poesia
Transposição – 1969
Helianto – 1973
Alba – 1983
Rosácea - 1986
Trevo (1969-1988) – 1988
Teia – 1996
Poesia Reunida - 2006
Obras publicadas no exterior
Francês
Trèfle (Trevo) - Tradução Emmanuel Jaffelin e Márcio de Lima Dantas - Paris: L'Harmattan, 1998.
Rosace (Rosácea) - Tradução Emmanuel Jaffelin e Márcio de Lima Dantas - Paris: L'Harmattan, 2000 
Imagem  - Juan Esteves  
Fontela é uma das nossas maiores poetas, sem dúvida. Sempre me passou essa coisa da autenticidade absoluta. Absolutamente poética e verdadeira. Só há dois anos encontrei Orides Fontela pela primeira vez!  E pensei: como eu pude desconhecer até agora uma poesia tão boa?! E porque não estão falando dessa mulher nos meios literários?! Enfim, decidi trazer o nome de Orides Fontela à pauta da ordem do dia da poesia! Os poetas são mesmo pessoas bem reais; alma, sim, mas também carne e sangue e dor. Uma frase que gritou aqui: "A moda é ser difícil." E outra: "Não quero ir contra ninguém, só quero escrever meus poemas." Aplausos para Poetas como Orides Fontela, que entram no 'olimpo' da boa poesia pela porta da frente!  Fica aqui um convite para quem desejar, também aplaudir e divulgar texto tão relevante:
http://www.mulheresdesaojoao.com.br/index_arquivos/OridesFontela.htm
Com amor e carinho,
Sílvia Costardi

6 comentários:

  1. Espetacular!

    Como isso é comum até agora. Os que não tem vez, muitas vezes são os melhores.

    Parabéns, Silc

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. Orides Fontela é, de fato, uma excelente poeta. Já tive a oportunidade de postar alguns poemas dela no 'cirandeira'.
    Muito boa a tua postagem, Sílvia. PARABÉNS!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem a essa grande pota!
    Parabéns!

    Convido-a a conhecer meu novo blog, onde, dentre outras coisas, tenho homenageado grandes artistas, poetas e escritores.

    Tem, inclusive, uma matéria com a amiga MirZe lá,com biografia, entrevista e poemas.Dá uma passadinha por lá e se gostar, peço que siga e me ajude a divulgá-lo.

    Obrigada.

    http://entregenerosimello.blogspot.com/

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Poetas como ela não devem ficar esqucidos. Coisa boa é saber que muitos a tem em alto estima.
    Mirze concordo com você. Cirandeira vou na tua Casa para ler mais Orides. Ianê você tem uma Casa que é só encanto. Bípede tem minha resposta sobre imagens animadas lá na postagem vida.*risos*. Tania estou com saudades...
    Beijos lindas Flores.
    Sil

    ResponderExcluir