sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um soneto de Pablo Neruda

Ala das mariposas, de Anthony Ross
A dança



Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo secretamente, entre a sombra e a alma.
.
Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascender da terra.
.
Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo directamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,
.
Se não assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Em Cem Sonetos de Amor

9 comentários:

  1. É lindo esse soneto, eu já o conhecia.
    "Te amo sem orgulho*...sem problemas:
    difícil amar assim, de qualquer forma sem exigir**...entre a sombra e a alma*).
    Mas, fiquei na dúvida, o soneto fala do amor à dança ou a alguém...?
    Fiquei confusa, quando vi melhor o título.
    Beijo, se der me diz* e tira minha dúvida.
    Mery*

    ResponderExcluir
  2. De Pablo Neruda tudo é bom e vale sempre a pena recordar.
    Beijo
    GED

    ResponderExcluir
  3. Oi Mery,quem sou eu para "tirar tua dúvida" :)...o entendimento de qualquer obra literária é tão subjetivo, cada um sente à sua maneira, de acordo com a música que traz dentro de si, e aí poderá transformar-se em uma "dança", seja da vida, seja do amor. E o amor é constituído de tantas nuances, de tantas sutilezas que cada um dança à sua maneira...!?

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, GED.
    Recordemos!!!

    Um bom final de semana pra ti

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Que bela postagem. Obrigado por compartilhar tão belas palavras. Parabéns.

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vindo, Roberto!, e obrigada por sua
    visita, volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. NERUDA!

    O poeta do amor!

    Lindo soneto que sempre vale à pena reler.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  8. Ci, eu adivinhei que a postagem era tua, sabia? rs Nossa, eu amo TODAS as suas postagens e gosto de olhar também através do teu olhar. Neruda: amo!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. É nesno, Tânia? Dou tanta "bandeira" assim?
    Fico muito sensibilizada porque gostas das minhas postagens, afinal de contas elas existem
    porque tem algumas pessoas que gostam, senão não
    teria sentido pra mim. Obrigada por tuas palavras, és sempre muito amável :)

    beijos

    ResponderExcluir