quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os brasileiros - Cena 14

"Paisagem com bananeira", de Cândido Portinari


Dois em cada três brasileiros já fumaram maconha. Três em cada cinco brasileiros acreditam em Deus. Cinco em cada oito brasileiros morderam a hóstia durante a comunhão. Oito em cada treze brasileiros preferem sexo anal. Treze em cada dezessete brasileiros habilitados pensaram em jogar um carro no poste só pra ver o que acontece. Dezessete em cada vinte brasileiros não sabem que o Homem da Terra de Marlboro é um ator. Vinte em cada vinte e dois brasileiros não têm terra. Vinte e dois em cada vinte e três brasileiros têm certeza que seu azar é específico.



" Cenas de descobrimento de Brasis" , de Fernando Bonassi, escritor e cineasta nascido em São Paulo, em 1962.

5 comentários:

  1. e onze em cada dez acreditam que a ação da Petrobrás vai subir...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas estatísticas. Lembra o Guia do Politicamente incorreto da história do Brasil do paranaense Leandro Nardoch.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Bonassi é ótimo, sem dúvida. Me lembro de um texto dele publicado há muitos anos atrás na Folha de S.Paulo "Ciúme&Inveja"

    "Artur tem ciúme de tudo que encosta em Celina: cobertores, roupas, bijuterias, bolsas, pentes, batons, cotones, bichos de estimação… Pessoas nem pensar. Nunca ônibus cheio. Em fila ela fora. Cinema com duas poltronas separando estranhos no escuro vigiado. Leva no serviço. Pega na escola. No médico só se entrarem os dois. Dentista e ginecologista têm de ser mulher. Cabeleireiro bicha. Dançar é atrás da mesa, na quina do salão. Artur também acha que o intestino de Celina funciona bem demais. Mas isso nem chega a ser ciúme; é mais inveja."
    Não é genial?

    Beijos

    Carla Farinazzi

    ResponderExcluir
  4. Bonassi é mesmo muito perspicaz e escreve muito bem, Carla. Não conhecia esse conto dele.
    Obrigada pela partilha.

    Beijo

    ResponderExcluir