quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DIGAM-ME VOCÊS

Hoje em dia tornou-se um hábito colocar rótulos em toda a gente. Ele é xenófobo, aquele é gay, a outra é adultera. Tornou-se um hábito julgar as pessoas na praça pública. A presunção de inocência já foi para as urtigas e os "mass media" são em grande parte os culpados ao formatarem multidões menos pensantes.

À primeira vista os franceses são xenofobos. Deportam os coitados dos ciganos e proibem o uso da burka em solo francês. Mas será assim?
A comunidade cigana sempre viveu à margem da sociedade organizada, utilizando apenas os benefícios da mesma em seu proveito e jogando muito bem com o sentimento de culpa que de vez em quando nos assola. Vivem na maioria do tráfico de droga e a maior parte dos presos nas cadeias pertencem a esta etnia. Nos países em que o uso de arma é altamente restritivo, todos eles têm armas ilegais que usam com frequência.

Qualquer cidadão que se desloque a um país árabe, é avisado logo na agência de viagens, que a mulher tem de respeitar escrupulosamente as leis do Corão, correndo sérios riscos se não o fizer. Que eu saiba é apenas nesses países que as mulheres são lapidadas ou sujeitas como regra a mutilações genitais.

Afinal em que é que ficamos? Os franceses são xenofobos ou não?
Digam-me vocês.

GED

14 comentários:

  1. Indiscutivelmente os franceses são xenofobos, independemente deste caso.

    ResponderExcluir
  2. Eu não respondo por ninguém nem da minha família que dirá do meu país. Que eu não aceito a história de que se não fui eu, foi o meu pai ou o meu avô e que, por isso, somos todos farinhas do mesmo saco, porque eu não sou farinha e nem um saco, talvez, seja uma dose para mamute, mas, aí, o assunto é outro. Então, não sei se francês é xenofobo, se português é xenofobo ou se não é o mesmo tal rótulo tentando convencer a todos o tempo todo de que ninguém tem escolha para pensar e sentir com a própria cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Francis, assim, eu sou bem brazuca. Tive uma sogra alemã que, quando meu viu, falou: muito brasileira. E tive um namorado 100% made in France, que me achava a coisinha mais querida do planeta e eu estou longe de ser uma coisinha querida. Ele casou com uma vietnamita e tem um filho bem misturado. Se alguém o acusar de xenofobia, ele certamente terá um ataque de fúria e com razão. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém respondeu à questão.
    Um abraço
    GED

    ResponderExcluir
  5. GED, como que não?
    O Francis disse que são.
    E eu disse que não.
    E não complica e dá você a sua resposta para a gente ler.
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Mas voltando um pouco ao seu post, se não é justo acreditar que o povo francês é xenofobo, também não é justo dizer que todos os ciganos não são boa coisa, porque pode estar a maioria presa e envolvida com drogas, que ainda assim a maioria não é o todo e enquanto houver um cigano que seja decente, ninguém poderá acusá-lo do que ele não é. Então, nada justifica uma aversão. Gente boa e gente má tem em qualquer lugar, em qualquer classe social, de qualquer nível cultura e por aí vai. Eu gosto dos franceses. Nunca tive a sorte de ter um namorado cigano e sei que eles dançam muito bem ahahaha.
    Bjs.
    BF

    ResponderExcluir
  7. Paratodos Chico Buarque

    O meu pai era paulista
    Meu avô, pernambucano
    O meu bisavô, mineiro
    Meu tataravô, baiano
    Meu maestro soberano
    Foi Antonio Brasileiro

    Vi cidades, vi dinheiro
    Bandoleiros, vi hospícios
    Moças feito passarinho
    Avoando de edifícios

    Para um coração mesquinho
    Contra a solidão agreste
    Luiz Gonzaga é tiro certo
    Pixinguinha é inconteste
    Tome Noel, Cartola, Orestes
    Caetano e João Gilberto


    O meu pai era paulista
    Meu avô, pernambucano
    O meu bisavô, mineiro
    Meu tataravô, baiano
    Vou na estrada há muitos anos
    Sou um artista brasileiro.
    Pronto. Podem parar com a rede de intrigas.
    estou dando a resposta certinha não é não GED?!
    Beijos
    Sílvia

    ResponderExcluir
  8. Eu entendo os franceses e eles querem apenas manter o status quo de sua cultura. E tem todo o direito de fazer isso. Vivemos em um mundo cosmopolita, diversificado, multipolar, mas certas regras -- como a proibição da burka -- não me parecem desarrazoadas. O que não é razoável é obrigar uma mulher, nos tempos de hoje, a usar burka. Quanto aos ciganos, a questão é mais complicada (essa palavra que diz tudo, mas não diz nada), porque envolve etnias. E a Europa e a humanidade sabe muito bem o que ocorre quando se discute etnias.

    ResponderExcluir
  9. GED, eu não tou sabendo de nada!
    Silc, música bem lembrada.
    Maia, não é razoável obrigar e nem dizer que não pode. O razoável é cada um fazer as próprias escolhas.

    ResponderExcluir
  10. Todas as vezes que escuto sobre o lance das burkas, penso exatamente como você colocou: as turistas nos países arábes são obrigadas a cobrir a cabeça, pois então elas (as arábes) deveriam NÃo cobrir as cabeças no país ocidental.
    Quanto aos ciganos, também concordo.
    Resposta: sim, eles são, mas por motivos outros.

    ResponderExcluir
  11. questões políticas...
    são sempre incômodas...
    procuro não rotular nada...
    e nem ninguém...
    Mas...
    sinceramente...
    acho que as coisas lá na França...
    estão misturadas...
    Proteção...
    Segurança...
    Patriotismo...
    Desemprego...
    Hereditariedade...
    Genética...

    Minha resposta...é não...

    beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  12. Digo eu que no mundo dos humanos, mesmo que alguns se comportem como bichos, é todo mundo pessoa. E se é pessoa, merece ser tratado com pessoa.

    ResponderExcluir