segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ADEUS...

ADEUS...
Existem palavras que ganham uma conotação fatalista e esta é uma delas... ADEUS.
Não sei se é uma característica do povo português, não sei! Não sou estudiosa de comportamentos, das estruturas do pensamento do ser humano, mas percebo que a conotação para a palavra Adeus é de uma despedida eterna, pois parece que estamos a encomendar a pessoa a Deus, daí soa pesado. Mas através da leitura do texto abaixo também percebi que A-DEUS pode significar ‘Deus te acompanhe – num sentido protetor. Desta forma o Adeus já não é uma palavra tão pesada. Essa associação é uma dificuldade adulta à delicadeza dos gestos infantis que simplesmente acenam suas mãzinhas para nos dizer um ‘olá’, ‘até mais’... ‘Logo você estará aqui para me encontrar’. Amei e estou colocando-o no Mínimo Ajuste para se desejarem, usar Adeus sob uma nova conotação... Até já!
TEXTO DE AZ:
Eu gosto da palavra ADEUS.

Soa-me bem e tenho orgulho em verbalizá-la sem preconceitos fatalistas ou conceitos supersticiosos.
Não a sinto como uma palavra de carga negativa ou mesmo definitiva.
Não concordo com a teoria de que ADEUS é a palavra mais triste para uma despedida.
Sabem porquê?
Porque o que me entristece é a separação das pessoas que eu gosto. O que me faz doer é distância e a ausência, não a palavra.
Gosto de usar a palavra ADEUS com alegria, com a esperança de um novo encontro. Gosto de pronunciá-la com sorrisos e com acenos de mão.
Como os bebês...
Sim... Como os bebês, ou já se esqueceram que esta é uma das primeiras palavras que aprendemos e ensinamos a pronunciar e a gesticular de um modo arrebatador a esses seres pequeninos que nos enchem de orgulho quando conseguem tal proeza?
Adoro vê-los de mãozinhas a acenar e só me enchem de boas energias.
Eu gosto da palavra ADEUS quando todos parecem fugir dela depois de atingiram a fase adulta.

Verbalizo-a nas minhas despedidas calorosas e carinhosas.

MZ

Blog: Afectos e Dúvidas
http://amarzita62.blogspot.com/
Acenando um Adeus de 'até já',
Sílvia

3 comentários:

  1. Silvia, esta é uma pequena tese sobre a palavra ADEUS.
    Surgiu a partir do blogue de um seguidor e a resposta que eu lhe queria deixar era esta, mas como era tão grande, decidi escrevê-la no meu blogue.

    Agora, este pequeno texto navegou para aguas brasileiras... está aqui, no seu espaço.

    A partilha de ideias e pensamentos enriquecem-nos.
    Assim espero.

    Obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  2. AC.MZ, obrigada. foi um prazer enorme postar esse lindo Texto. Tenho um ser lindo, minha filhota, em Portugal.E, quando nos despedimos com um "adeus", sabemos que é só um "até mais", "até já". E, sim a partilha de idéias e pensamentos enriquecem-nos e muito.
    Até já, para vocês!
    Sílvia

    ResponderExcluir