sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As melhores fotos de astronomia do ano.

As melhores fotos de astronomia do ano O Observatório Real de Greenwich, em Londres, anunciou nesta semana os vencedores do concurso Astronomy Photographer of the Year 2010, que premiou as melhores imagens ligadas à astronomia
O grande vencedor do concurso foi o americano Tom Lowe, que recebeu o prêmio de mil libras (cerca de R$ 2.635) pela foto Blazing Bristlecone, que mostra a Via Láctea atrás de um pinheiro de mais de 4 mil anos em Sierra Nevada, na Califórnia.
"Essa linda imagem combina perfeitamente a impressionante vista do céu noturno com a vida aqui na Terra. Os pinheiros podem ser antigos, mas são bebês se comparados com as luzes das estrelas que brilham atrás deles, algumas das quais começaram sua viagem até nós há quase 30 mil anos", comenta um dos juizes do prêmio, o astrônomo Marek Kukula.
Outras duas dezenas de imagens receberam prêmios ou menções honrosas em seis categorias diferentes.
Entre os premiados estão um círculo perfeito formado por um eclipse solar, captado pelo indiano Dhruv Arvind Paranjpye, de apenas 14 anos, uma imagem da nebulosa de Órion feita pelo americanor Rogelio Bernal Andreo e a passagem de raios solares em uma fenda numa rocha na praia californiana de Pfeiffer, retratada pelo americano Steve Christenson.
Este é o segundo ano que a competição, organizada pelo Observatório Real de Greenwich e pela revista Sky at Night, é realizada, Mais de 400 imagens, de fotógrafos de 25 países diferentes, foram enviadas.
As melhores imagens estão em exposição no Observatório Real de Greenwich, no sudeste de Londres, até fevereiro de 2011.
A Via Láctea através de um pinheiro
Esta foto do americano Tom Lowe, 'Blazing Bristlecone', mostra a Via Láctea atrás de um pinheiro antigo. Ela foi a vencedora do concurso Astronomy Photographer of the Year 2010, do Observatório Real de Greenwich, na Grã-Bretanha. As fotos do concurso estão em exposição no observatório, em Londres, até fevereiro de 2011.se põe na Praia
'Photon Worshippers', de Steve Christenson, mostra o sol se pondo na praia de Pfeiffer com seus raios passando bem no meio da fenda na rocha, fenômeno que acontece apenas algumas semanas por ano. A foto foi a vencedora da categoria Pessoas e Espaço.


Eclipse total do sol
'Siberian Totality', do grego Anthony Ayiomamitis, foi tirada durante um eclipse total do sol. Os feixes de luz mostram a atividade solar além da superfície. A foto ganhou o primeiro prêmio na categoria Nosso Sistema Solar.
Galáxias se aproximam com força da gravidade
'The Whirlpool Galaxy (M51)', do britânico Ken Mackintosh, mostra a interação de duas galáxias, aproximadas pela força da gravidade. Com o tempo, a galáxia menor será destruída ou absorvida pela maior, num processo que pode levar milhões de anos. A foto foi a vencedora na categoria Melhor Iniciante.
O Sol se Põe na Praia Pfeiffer
'Photon Worshippers', de Steve Christenson, mostra o sol se pondo na praia de Pfeiffer com seus raios passando bem no meio da fenda na rocha, fenômeno que acontece apenas algumas semanas por ano. A foto foi a vencedora da categoria Pessoas e Estado.

Eclipse solar na Índia
Esta foto do indiano Dhruv Arvind Paranjpye, de apenas 14 anos, foi a vencedora na categoria Jovem Fotógrafo Astronômico. Ela mostra um eclipse solar na Índia em 2009. O círculo no meio da foto é a coroa solar, vista apenas durante um eclipse. O fotógrafo usou as nuvens escuras como filtro.
Aurora Boreal no norte do Canadá
Dave Brosha ficou com o segundo lugar na categoria Terra e Espaço com 'The Whsiper of the Wind', que mostra a Aurora Boreal em Kellowknife, no norte do Canadá, em abril de 2010. Os feixes de luz são visíveis quando partículas do Sol interagem com o campo magnético da Terra.
 












Aurora Boreal entre as Estrelas.
'Surrounded by Space', de Fredrik Broms, recebeu a menção honrosa na categoria Terra e Espaço. A imagem, feita em Kvaløya, no norte da Noruega, em outubro de 2009, mostra as luzes da Aurora Boreal entre as estrelas.
 
Lua Cheia nasce atrás do Templo de Poseidon
'Solstice Full Moon Rising at Sounion', de Anthony Ayiomamitis, também recebeu a menção honrosa na categoria Terra e Espaço. Ela mostra uma lua cheia nascendo atrás do Templo de Poseidon no sul da Grécia.
Grande Nebulosa de Órion
'The Sword and The Rose (Orion's Sword and M42)', de Marcus Davies, recebeu a menção honrosa na categoria Espaço Profundo. Ela mostra a região chamada Espada de Órion, que contém a Grande Nebulosa de Órion.


O gigante Planeta Júpiter
Tirada em La Palma, nas Ilhas Canárias, em julho do ano passado, 'Jupiter', de Nick Smith, ficou em segundo lugar na categoria Nosso Sistema Solar. A imagem capta o planeta Júpiter, numa imagem com definição que há 10 ou 15 anos só era possível com telescópios de observatórios no espaço.
Vênus no céu azul.
'Crescent Venus', de Lorenzo Comolli, recebeu menção honrosa na categoria Nosso Sistema Solar. Ela mostra Venus, planeta mais próximo da Terra e o objeto mais brilhante no nosso céu após o Sol e a Lua, contra um céu azul.
Crateras da Lua.
Nick Smith também recebeu a menção honrosa na categoria Nosso Sistema Solar com 'Sinus Iridum', esta imagem detalhada de uma seção da lua feita a partir de um telescópio montado num jardim em Oxford, na Grã-Bretanha.
O cometa Lulin passa pelo Sistema Solar
Richard Higby também recebeu menção honrosa na categoria Nosso Sistema Solar por 'The Green Visitor', mostrando a 1ª passagem do cometa Lulin pelo Sistema Sola
A beleza dos cristais de gelo nas nuvens
O segundo lugar na categoria Jovem Fotógrafo Astronômico ficou com 'Solar Halo', de Laurent V. Joli-Coeur, um canadense de 13 anos. Ele fez a imagem em um carro em movimento, ao ver um halo solar. Os halos solares são formados por cristais de gelos nas nuvens.

As cores de um incêndio florestal
'Primal Wonder', feita por Larry Andreasen, foi a terceira imagem a receber a menção honrosa na categoria Terra e Espaço. Ela mostra um incêndio florestal controlado no monte Adams, no Estado americano de Washington.
Com apreço.
Sílvia

2 comentários:

  1. Muito boas todas as imagens!
    já ganhei o dia.
    Obrigada,
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Lindas! Tambémn me emocionei! Universo lindo!
    Beijos Lilian com as cores do arco-íris!
    Sílvia

    ResponderExcluir