sábado, 18 de setembro de 2010

Inimigos


Bento ou Benedito XVI
Tadinha da Elisabeth II
George W. Bush
O "companheiro" Ahmadinejad
Fernando Henrique Cardoso, o FHC
 Lula, o pop presidente

Esse polêmico trabalho é de Gil Vicente, da série inimigos que está sendo exposto na Bienal de São Paulo. E a OAB-SP - francamente - intimou o presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Heitor Martins, para retirar esse trabalho da amostra. O pedido foi recusado.

13 comentários:

  1. O cara é um psicopata. Porque até pode usar a arte para matar simular que mata a humanidade, mas não escolher pessoas reais para serem eliminadas. Eu detesto esse tipo de "arte" e esse tipo de expressão. Não gostei. E também achei o desenho muito ruim, muito primário.

    ResponderExcluir
  2. Ele devia fazer um desenho dando um tiro na própria cabeça. Seria mais "divertido".

    ResponderExcluir
  3. É de um mau gosto tremendo. Detestei.

    ResponderExcluir
  4. Eu também não gostei...
    do tema das ilustrações...

    ResponderExcluir
  5. Querida Bípede, pela primeira vez terei de discordar de você. Acho o Gil Vicente um grande artista, tanto que tenho endereço do site dele no meu blog há quase um ano. Choca sim, mas, eu, que penso antes de matar uma simples mosca, logo percebi que ele está lidando com o simbólico, com o sentido opressor que essas figuras e as instituições à elas ligadas representam. Seria uma revanche conceitual colocando o opressor no papel de oprimido. Se as figuras não fossem reais, talvez a reflexão não se impusesse. Não é tão chocante, talvez, quando pensamos em como ícones reais foram usados em representações ao longo da história da arte, do cinema e da literatura. Só que a representação realista da cena presentifica a ação, enquanto na literatura há uma suspensão de juízo de realidade.
    Mas, tudo bem. Gostaria de dizer também que o trabalho dele não se resume a essa série, mas se alarga numa grande produção, onde se destaca sobretudo o desenhista virtuoso que ele é.

    Bem, mas é só o que penso, não é? E as sensibilidades reagem de modo diferente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Marcantonio, pode ser que ele seja mesmo talentoso, mas quando se coloca alguém vivo para ser morto, mesmo que a intenção seja acionar o simbólico, machuca e agride. Eu não suporto esse gatilho apontado para todos os lados, essa pulsão franco atiradora que estamos vivendo, que diz que temos de destruir e aniquilar mesmo que a destruição e a aniquilação sejam, às vezes, simbolicamente, necessárias. Então, quando passar o mal-estar, entro no link da sua página e me dou mais uma chance de gostar dele.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. p.s. O desenho, o traço, não é mesmo primário. Na verdade, é muito bom, mas eu estava com raiva, bastante raiva, que ele acionou a minha revolta, e aí já saí descendo a bipedice *risos*.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia Gil Vicente que tem sim um bom traço e ele conseguiu o que queria: chamar a atenção com esse tema bastante polêmico e que causa espanto. Alguém aqui, por acaso, concorda com a OAB de se retirar esse trabalho da Bienal?

    ResponderExcluir
  9. Achei curioso o Presidente Lula ser o único com um instrumento bélico, cortante... Qual será o significado?

    É, sem dúvida, agressivo mas, com bom traço!

    ResponderExcluir
  10. Bípede, eu percebi que você estava com raiva, por isso já vim pisando em ovos. rs. Sou sensível ao que você falou sobre o essa pulsão franco atiradora, presente não só no mundo atual, mas talvez entranhada no próprio homem. Pessoalmente prefiro outras coisas do Gil Vicente.

    Carlos, impossível concordar com a OAB. Isso me lembra um episódio polêmico ocorrido há anos aqui no Rio durante uma exposição no CC Banco do Brasil, em que uma obra da artista Marcia X (na qual ela desenhava dois pênis com dois rosários) foi retirada devido às pressões religiosas. Muito conveniente.

    Acredito que a presença simultânea de Lula e FHC é para evitar qualquer conotação partidária, afinal, um só já representaria o Estado brasileiro.

    O cara ataca o estado republicano, o monárquico, o teocrático do Irã, a Igreja... Acho que é uma série anarquista, quer suprimir qualquer forma de estado. Rs. Desculpem se me estendi.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se Gil Vicente é anarquista ou apenas polêmico.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir