segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Paisagem primitiva


Penso agora no quanto ele é atraído para o que é estrangeiro, para o que atravessa oceanos e tem cheiro de coisas longínquas, inatingíveis. Lembro disso e imagino se ele soubesse das paisagens mais íntimas, das súbitas semelhanças entre nós e nós mesmos, das rasas poças que refletem com exuberância os dias de abril. Ele não sabe...


Mas eu sei – olhamos diferentemente a vida. Há fatos e espantos para os quais já não há ouvintes. Anuncia-se o grande, propagam-se trovões, tragédias, terremotos, e uma multidão autômata espera a vida acontecer em néon, em cada avenida da terra forasteira.

E enquanto isso...

cíclicas explosões de estrelas
acontecem intimamente.
E enquanto isso...
pássaros inquietos
arranham-me a garganta
pra libertar seu voo.
E enquanto isso...
a inocência primeva
irrompe como diamante
no fundo de cada olhar.
E zumbem insetos
Ruflam as asas aves solitárias
Sapos coaxam
Sibila o vento
Feras atônitas espreitam-me
na sonora paisagem primitiva
de minha alma...

10 comentários:

  1. Tânia,


    Há Ancestralidade no Incomunicável.




    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. ah, essas paisagens primitivas que se espalham dentro da gente, esses ciclos de explosões internas... conheço-os

    e tão bem descritos aqui, Tânia.

    beijos meus
    dea

    ResponderExcluir
  3. Eh a primeira vez que leio algo escrito por voce... Nao que eu nao tenha pensado a respeito, perguntado-me se voce escrevia, se tinha Blog... Eu a conheci no FB, e, voce poderia apenas fazer citações, igual a muitos, ou mesmo, simplesmente curtir tua pagina por lá. Nao perguntei nada ao Tuca apenas por falta de lembrança, de tempo...vivo em correria, sob o signo da pressão.

    Mas, deixando de lado tanta conversa, que texto! Hoje, eu nao li ninguém, sequer fui ao FB, mas, decidi rolar as atualizações dos Blogs que sigo. Feliz estou por assim ter feito e
    ter aliviado o cansaço com um texto tão bem feito e escrito.

    Prazer em conhecer voce!

    Um abraço,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  4. Déa, conhecemos, sim, esses ciclos, como não? :-) Beijos...

    Lily, o prazer é todo meu, que bom que gostou! :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que os pássaros continuem a "arranhar tua garganta", e
    liberem cada vez mais o teu cantar poético, tão brilhante quanto as estrelas!

    beijos, Tânia

    ResponderExcluir
  6. Interessante!!!!!!!...
    Sim senhor!...



    Abraço

    ResponderExcluir