terça-feira, 8 de maio de 2012

O apanhador de desperdícios


Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
 das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios.
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto
Porque eu não sou da informática
eu sou da invencionática
Só uso a palavra para compor meus silêncios.

Manoel de Barros, em "Memórias inventadas para crianças"

5 comentários:

  1. Sim.


    Boa parte das crianças entende tudo isso aí.


    Felizmente!




    Um beijo, Cirandeira.

    ResponderExcluir
  2. Manoel fala essa língua universal, que a criança continua morando em nós, para sempre, nalgum lugar.

    Beijos, Ci!

    ResponderExcluir
  3. dos textos dele que mais amo :)

    beijos, Ci!!

    ResponderExcluir
  4. Muitos beijos para todos(as) vocês que ainda possuem em doçura!!!

    ResponderExcluir