sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu-mulher

mulher da tribo dos bosquímanos

Uma gota de leite

me escorre entre os seios.

Uma mancha de sangue

me enfeita entre as pernas.

Meia palavra mordida

me foge da boca.

Vagos desejos insinuam esperanças.

Eu-mulher em rios vermelhos

inauguro a vida.

Em baixa voz

violento os tímpanos do mundo.

Antevejo.

Antecipo.

Antes-vivo.

Antes-agora - o que há de vir.

Eu fêmea-matriz.

Eu força-motriz.

Eu-mulher

abrigo da semente

motocontínuo

do mundo.


Conceição Evaristo, poeta e escritora, nasceu em Belo Horizonte(MG); é mestra em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada. Atualmente reside no Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. Uma forma de expressão rente à raiz à terra - Mulher Ventre Mãe...

    Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Lelena querida, estás por aqui novamente! Que bom! Fiquei um tantinho "aflita" com a indisponibilidade do blogger. E ainda está uma bagunça lá no meu: engoliram vários comentários!
    Fazer o quê, né? São eles que mandam...
    Essa poeta (e escritora) é mesmo muito boa. Descobrí-a recentemente no livro "Contos do Mar sem fim".

    beijos

    ResponderExcluir