domingo, 20 de maio de 2012

Sou o que está mais só

Frases de Nelson Rodrigues:

Brasileiro adora o chocalho da palavra.

O mau da literatura brasileira é que nenhum escritor sabe bater um escanteio.

Ai, do escritor que não usa, de vez em quando, um mínimo de cafonice.

A grande, a perfeita solidão exige a companhia ideal.

Entre o público e a obra de arte, quem tem razão é sempre a obra de arte.

A nossa língua tem sido uma boa desculpa para os que a assassinam.

O quase não é uma categoria.

O que faz a minha obra ter significado é ela ser uma compensação
para todo o mal que tive na vida.

A piada é o disfarce de uma mágoa incurável.

Deus me livre de ser inteligente.

Toda mulher bonita é um pouco a namorada lésbica de si mesma.

Ou o sujeito é crítico ou inteligente.

Nada dos humilha mais do que a coragem alheia.

Cada um de nós carrega um potencial de santas humilhações hereditárias.

Meus diálogos são realmente pobres. Só eu sei o trabalho que me dá empobrecê-los.

O amigo é um momento de eternidade.

O psicanalista é uma comadre bem paga.

Só os bêbados se confessam. Eu, se fosse carola, enchia a cara antes do confessionário.
Não acredito na sinceridade dos sóbrios, dos lúcidos.

Todo autor é autor de um único tema.

Sou o que está mais só.



6 comentários:

  1. Todas as frases são ótimas! Não as conhecia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, li o livro recentemente. Eu conhecia uma que outra.
      Gostei muito.
      beijo :)

      Excluir
  2. desconhecia...
    e agradeço a partilha

    "sou o que está mais só"

    ResponderExcluir
  3. Lelena,


    Egberto Gismonti disse saber, no fundo, que sempre tentava captar a variação de uma mesma música de fundo [: sua música de fundo]. Os bons músicos sabem disso. Escritores também têm alguma coisa a dizer; cada qual tem duas ou três coisas a dizer, incluídas as santas humilhações hereditárias, a compensação para o mal que se teve e o esforço de achar a síntese dessas duas ou três coisas no leitmotif ou "tema condutor", à custa de certo empobrecimento, inevitavelmente. Os dois ou três temas de alguns tantos podem ser não-rodrigueanos, quem sabe, e não incluir algumas das afirmações acima. Deve haver quem cante a hereditariedade das bênçãos e celebre todo o bem que teve na vida. Eu, particularmente, compartilho da visão sombria do gajo.



    Este solitário da postagem sempre foi sincero, inclusive no "apreço ao impacto da frase".



    Valeu a postagem!


    Um beijo, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria compartilhar da solar, mas, sei lá, eu que gosto tanto da terra acabo sempre em uma cratera do lado escuro da lua.
      beijoss

      Excluir