quarta-feira, 7 de setembro de 2011

OS VELHOS

Hoje, por todo o mundo ou quase, os nossos velhos estão sendo maltratados, empurrados para a periferia da vida. Quando já não servem, depositam-se nos lares, a maior parte deles sem condições e faz-se por esquecê-los. Quando morrem, umas lágrimas e pronto assunto encerrado.
Mas alguém já parou para pensar?
Quantos rios correm nas rugas das faces deles?
Quanto chão já palmilharam neste mundo sem Deus?
Que amores e desamores se escondem por trás do olhar baço?
Acreditaram como nós, em feitiços e magia e girassóis azuis e sonharam?
Quando se pensa em tudo isso, a vontade vacila e as lágrimas embaciam os nossos próprios olhos. É que quando morre um velho, é como se ardesse uma biblioteca inteira.

Abraços
GED

5 comentários:

  1. Citando a Bíblia, "Honra pai e mãe para teres dias bons sobre a terra".

    Atualmente não são os só os velhos a sofrer é o mundo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É vergonhoso o pre-conceito contra os idosos. A separação da sociedade se deu a partir não sei de quando. Sinto pena. Todos adoram as crianças, e desprezam e ridicularizam os idosos.

    Triste mundo! Antes era o contrário. A experiência de um ser mais velho sempre enriqueceu os mais novos.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  3. Uma sociedade que só estimula o consumo do supérfluo, o mito da "eterna juventude", o aqui e o agora, e a exarcebação do individualismo, sem a menor preocupação com seu povo, com sua cultura e por sua história, não pode mesmo RESPEITAR os mais velhos, e nem sequer sentem ou sabem o que é AMAR!
    Teu texto é relevantíssimo e nos dá motivos para refletir a sério.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ci, foi você quem colocou aquele post maravilhoso com frases da Cora Coralina, não foi, em que ela dizia que não teme envelhecer, teme ficar velha? Essa frase é a síntese do ser. Uns nascem velhíssimos e outros morrem super jovens, é uma questão de espírito, de alma e até de inteligência.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Fui eu, sim, Le...é verdade, é preciso ser mesmo muito inteligente para perceber e enfrentar as pressões e os preconceitos da sociedade, às vezes até da própria família!

    beijos

    ResponderExcluir